[AsteriskBrasil] Bloqueio canal 16 (d-channel) do E1

Mauricio Alves dimorry em gmail.com
Quarta Março 17 09:15:05 BRT 2010

Pessoal,

eu vinha usando o asterisk normalmente para fazer ligacoes, de um mes pra
ca, comecei a ter problemas com E1 da GVT.
Segundo eles, o asterisk esta enviando um sinal de bloqueio no canal 16 do
E1, o que causa bloqueio de todos os outros canais. Em resumo, meu link esta
alinhado, mas quando tento fazer uma ligação, tenho um retorno de
CHANUNAVAIL no CLI, pois nao tenho nenhum ramal disponivel.
Dai o pessoal da GVT reinicia os ramais e a coisa volta a funcionar. Em
geral, o problema acontece se eu preciso reiniciar a maquina, no mais ele
roda por varios dias sem problema algum.
Eu estou usando o VICIBOX : Ubuntu v.8.04, Asterisk v.1.2.30.4, Zaptel
 v. 1.2.27, libpri v.1.2.8

Minha placa é uma digium TE210P, mas so com um tronco E1 em uso e utilizo
sinalizacao ISDN.

Alguem sabe o que pode estar acontecendo?
Existe alguma outra forma de ter mais detalhes do problema?

abraço,

Mauricio

Seguem configuracoes do zaptel.conf:

span=1,1,0,ccs,hdb3
bchan=1-15
dchan=16
bchan=17-31

# span=2,1,0,ccs,hdb3
# bchan=32-46
# dchan=47
# bchan=48-62

loadzone = br
defaultzone = br

#####################################

e zapata.conf:
[trunkgroups]

[channels]
resetinterval=never
language=en
context=default

rxwink=300 ; Atlas seems to use long (250ms) winks
usecallerid=yes
hidecallerid=no
callwaiting=yes
usecallingpres=yes