[AsteriskBrasil] Banco de canais Icatel

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Terça Março 23 10:03:19 BRT 2010

Os produtos da Icatel não são bancos de canais. São ATAs ou gateways, como preferem alguns.

Tem gente que gosta de trabalhar com esse tipo de equipamento, mas eu não recomendo. Você precisa configurar tanto o Asterisk quanto o ATA. E se o ATA perder a configuração... provavelmente você precisará fazer uma visita ao cliente para configurar tudo novamente. Pior ainda, eles possuem os famigerados planos de discagem que são totalmente independentes do Asterisk. Já tive muita dor de cabeça tendo que alterar plano de discagem de ATA (muitas vezes, porta por porta) depois de fazer alguma alteração no Asterisk. É trabalho dobrado.

Bancos de canais não possuem esse problema pois não dependem de configuração alguma. Tudo fica centralizado no Asterisk.

Atenciosamente,

Vinícius Fontes
Gerente de Segurança da Informação
Canall Tecnologia em Comunicações