[AsteriskBrasil] Balanceamento de carga

Sylvio Carlos Jollenbeck Borin sylvio.sdr em gmail.com
Quarta Maio 12 12:04:43 BRT 2010

Cezar, bom dia.

        A experiencia que tenho com ambientes grandes diz que estruturas simples trazem problemas gigantes e estruturas complexas aumenta o nível de suporte, diante desses fatores você tem que achar um monto de equilíbrio, seguem algumas dicas:

a) Digitalização da Voz

Devido ao processo de digitalização da voz o uso de processamento e memória ram são intensos. Em cenários que fazem transcodificações de codec's o uso desses hardwares aumentam consideravelmente. Portanto tome bastante cuidado com transcodificação.

b) Gravação de chamadas

A gravação de chamadas gera muito I/O de disco, portanto não utilize discos SATA ou IDE, se possivel use SAS ou SCSI. Outro impeditivo é a quantidade de chamadas que você consegue gravar simultaneamente, algo proximo de 70 a 90 chamadas por servidor, mesmo em servidores bi-processados e com muita RAM. Esse fato não esta associado diretamente ao uso da CPU ou da Memoria RAM, como falei o I/O dos discos são intensos e se não usar bons discos com boas controladoras as chances de voce fritar os discos são enormes.

Eu utilizo da técnica de RAMDisk, ou seja, criar um disco virtual dentro da memoria RAM, devido a essa técnica consigo fazer que o servidor que até então estava limitada a gravação de 70 chamadas simultaneas passe a gravar até 150, essa é uma grande vantagem, porem tem uma desvantagem, se acabar a energia eletrica perder-se tudo, algumas medidas tem que ser aplicadas e monitoradas, tais como: uso de no-breaks , processo de sincronismo desse RAMDisk com um disco rigido ou nfs.

c) Estrutura de Servidores

Sugiro você distribuir sua estrutura de servidores entre servidores de registros dos ramais SIP, servidores de gravação e servidores de terminação de chamadas (equipamentos com as placas de voz conectadas a rede publica).

Os servidores mais robustos serão os que fazem as gravações, os servidores de registros e pstn podem ser maquinas mais simples. Lembre-se sem transcodificação entre todas as etapas.

d) Dundi (Talvez Sim, Talvez Nao)

Se pretende montar uma infra-estrutura em realtime ou que permita que o mesmo ramal se registre em qualquer servidor. Neste caso, obrigatoriamente você fará uso do Dundi. Agora se cada range de ramal se registram em um determinado servidor, não precisa do Dundi, basta tratar tudo via plano de discagem e trunks iax2 entre eles.

e) Suporte e Projeto

Caso precise de suporte ao desenvolvimento do projeto, podemos te ajudar, temos experiências comprovadas com cenários de missão critica no-stop.

Abs

# ------------------------------------------------------------------------------
Sylvio Carlos Jollenbeck Borin
IPBoX - Sistemas para Call Center
Gerente Técnico de Produto
E-mail/Messenger: sj em ipbox.com.br
Celular: (11) 6404 9443
VMN Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas
Av. Pedroso de Morais, n. 677 - Cj. 143
Pinheiros, São Paulo, Cep: 05914-000.
Fone/Fax: (11) 3819 2014 / 3513 2150