[AsteriskBrasil] Balanceamento de carga

Cezar Augusto cezar.augusto em novaprolink.com.br
Quarta Maio 12 16:43:02 BRT 2010

Olá a todos, respondendo a pergunta do Mário e do Rodrigo Lang.

Terei 500 ramais SIP, desses 500 ramais terei de 180 a 210 chamadas
simultâneas, onde vou gravar todas as chamadas, realizadas, recebidas, entre
os ramais e salas de conferência.
Como o processamento nesse caso será alto, pensei:  "vou precisar dividir
isso".

Então comecei a minha busca por aprender a fazer isso. Nesse caminho tô
lento muito e vi algumas soluções usando um SIP Proxy e este fazendo o
balanceamento entre os servidores asterisk. Usando somente os servidores
Asterisk com DUNDI, não consegui visualizar o funcionamento disso. Então
parti pro fórum pra ver o que o pessoal recomenda.

Quanto a mais detalhes: A principio a idéia é usar FXS ligados aos terminais
analógicos e em alguns lugares softphones (poucos pontos), cheguei a olhar
sobre banco de canais daCIANET e estou para testar um modelo, mas a
princípio não vejo motivo para mudar essa parte.
Irei usar algumas aplicações como Operator Panel, e algumas páginas em PHP,
que irão me ajudar a cadastrar Ramais, Troncos SIP, tarifar, gerar
relatórios e outros.
Irei usar algumas rotas VOIP, mas a prioridade são os E1s (ISDN) da
Embratel, que me garantem qualidade nas chamadas, irei utilizar placas da
DIGIUM, pois só usei essas até hoje, não tenho experiência com outras
placas. A distribuição Linux, provavelmente será o DEBIAN. Esse servidores
estarão dentro da minha rede, antes do meu Firewall, terei alguns Mbs de
internet só para o VOIP e um storage para guardar os arquivos. Bom acho que
é só.. ;)
No caso do armazenamento dos áudios, tenho que ver porque o Silvio fez um
comentário pertinente, que estou citando abaixo.

Respondendo ao Silvio....

Gostei muito sobre o seu comentário sobre as gravações, era um métrica que
eu não tinha, e no caso do RAMDisk vou anotar isso gostei muito tb. E
aproveitando o email, estou estudando a sua solução aqui, o IPBOX. Recebi o
seu CD essa semana, já está instalado em um máquina, agora é tempo mesmo
para montar isso tudo.

Grato a todos.

Att.
Cezar Augusto