[AsteriskBrasil] OpenSER / OpenSIP

Rodrigo Lang rodrigoferreiralang em gmail.com
Sexta Maio 14 11:18:49 BRT 2010

Bom dia,

Aproveitando que foi tocado no assunto do OpenSIP no tópico sobre
balanceamento de carga. Eu conheço bastante sobre Asterisk e OpenSIP e
OpenSER conheço somente de ler aqui na lista o pessoal comentando. Agora
tenho algumas dúvidas. Qual a finalidade da utilização do OpenSIP e do
OpenSER? Fazendo uma busca eu achei a seguinte afirmação:

"Hoje o Asterisk tem a função de IPX, ou seja, uma “Central telefônica
digital com muitos recursos agregados”, e o OpenSER é o Software que é
responsável pela sinalização de inicio meio e fim de uma sessão multimídia,
e com isso é capaz de controlar um numero muito superior de sessões
simultâneas, também é muito importante lembrarmos da sua compatibilidade com
a RFC3261 (Documento responsável pela definição do Protocolo SIP versão 2).
Podemos considerar que o OpenSER tem características para um nível macro, já
o Asterisk apresenta melhor desempenho em ambientes médios e micro."

O que eu citei acima procede?

Meus caros, se puderem indicar alguma documentação free ou um livro sobre o
assunto, fico grato.

Ats,
Rodrigo Lang.

--