[AsteriskBrasil] OpenSER / OpenSIP

Davi Magno davi.magno em gmail.com
Sexta Maio 14 13:40:51 BRT 2010

Rodrigo,

openSER e openSIPs é exatamente a mesma coisa rsss simplesmente mudaram o
nome depois de um tempo, parece que a equipe se dividiu, o pessoal que saiu
não aceitava que o nome fosse mantido e o pessoal que continuou fundou uma
nova organização para continuar o trabalho sobre o nome de openSIPs

eu não sou expert no assunto mas a tempo venho lendo sobre pela necessidade
que tenho aqui, mas quero primeiro dominar antes de implementar... mas vou
citar dois ex:

*EX 1*
 imagine uma grande transportadora no país, que tem filiais em praticamente
todas as cidades que atua. Imagine que coloquemos um IPBX em cada fillial
devido não dar pra enviar os tronco E1 de todos para um servidor remoto pois
nem todas as cidades contam com DID... Dai vc pensa, quando a filial em São
Paulo for ligar para agendar uma coleta/entrega no rio, pq usar uma
operadora voip se eu tenho lá um número local, que bina o número da minha
empresa? Desta forma vamos colocar todas as filiais para discar via o IPBX
da filial Rio quando o destino for Rio, pela filial SP quando destino for
SP, pela filial BH qdo o destino for BH e assim por diante... Agora imagina
vc, configurar N contas em todos os IPBX é viavel? Não, ai entre o
openSER/openSIPs... ele tem todas as contas configuradas, e os IPBX tem
somente a conta no openSIP que vai rotear estas chamadas... fora isso
imagina se o IP em BH muda, vc teria que mudar em todas as filiais... tudo
bem se resolve com um servidor de dns apontando, mas imagina se dados da
conta mudarem como a senha por motivo de segurança, seria inviável mudar em
todas as filiais... isso poderia também ser feito com asterisk? claro que
sim, mas dai vai a sua necessidade... este servidor terá todo tráfego de
todas as filiais (exceto trafego local que poderia sair direto na e1), isto
dará quantas simultaneas??? além disso certamente com asterisk a máquina tem
q ser mais robusta do que com openSER...

este é um caso simples e por isso mtos optariam por utilizar o proprio
asterisk que de fato neste caso pode atender... mas vejam o openSIPs como
equivalente ao proxy de internet... pq mtas empresas tem filiais passando
por proxy na matriz??? controle!!! agora uma coisa eu digo, alguns pensam
até em usar openSIPs sozinho sem asterisk... acho que não eh este o
objetivo, abrir mãos dos recursos do asterisk no meu ponto de vista é
ignorância, o openSIPs ta ai pra rotear chamadas com baixo custo de
hardware, perfomance e etc, e com isso eh possivel por exemplo balancear as
chamadas...

*EX 2*

suponha agora que você tenha a sua operadora voip com terminções próprias em
seus pops... seus pops são por exemplo as capitais de todos os estados... vc
teria neste caso um server com asterisk em cada pop conectado aos troncos
E1... para registrar a conta de seus usuarios vc poderia colocar um openSIPs
roteando as chamadas, utilizando somente para registro. Dai se o user ligar
para SP sai pelo IPBX de SP, se ligar pro Rio sai pelo IPBX do Rio...
suponha que cada asterisk tenha a capacidade de 500 simultaneas, se vc
mantivesse um asterisk no lugar do openSIPs para rotear a chamada vc teria
uma capacidade de chamadas total muito perto de 500 simultaneas tb, deixando
boa parte dos recursos dos ipbx nos pops sem uso, afinal n seria 500
chamadas para o mesmo destino, seria 100 pra SP, 80 RJ, 60 BH, 50 Brasilia,
40 Vitória e etc... openSIPs tem já tem relatos de 20.000 chamadas
simultaneas, o que seria suficiente para vc usar o máximo de cada servidor
seu...

não sei se fui claro mas qq coisa estamos ai...