[AsteriskBrasil] Gateway FXO Dlink dvg-6008s + Elastix

Raul Godiano raulgodiano em gmail.com
Terça Maio 25 15:50:32 BRT 2010

Paulo e uma nhaca esses caras, mas vamos lá vou tentar te explicar 90% das
cfgs sao no gatway.

No asterisk voce cria um tronco sip apontanto pro IP do gatway , e no user
coloca alguma numeração com 4 digitos tipo 5500 , nao precisa de senha nem
de linha de register, ai cria-se uma rota de saida e pronto.

No gatway de voz no parametro telephone settings , voce abilita as linhas
que voce quer que sejam ativas e no hotline numero , e ali voce coloca qual
numero que vc quer que ele disque caso alguem ligue nas linhas FXO,
continuando nessa mesma tela tem a opção Trunk Early Media Option , deixa em
ring back .

Ainda no gatway vá em SIP e registre o tronco para que ele possa discar caso
voce receba ligação nesse gatway.
No advance options escolha os codecs e ative a função de DTMF, pois ela vem
desativada por default
E por ultimo vá em Phone Book , lá vc tem quatro opções , na primeira
coloque o numero que voce pos no user do seu tronco sip, na segunda tambem,
terceira o ip do seu asterisk e em quarto a porta .

Basicamente é isso, eu recomendo voce fazer uma atualização de bios nele,
caso ele esteja desatualizado, lembrando que as chamadas recebidas no bina
vai aparecer o ramal que vc atenticou no gateway, nesse cara voce perde o
callid das linhas analogicas, tirando esses configurações chatas, por
incrivel que pareça ele quase nao sofre com travamento de linha em suas
portas.