[AsteriskBrasil] CIANET X Asterisk

André Luis - Aldeia Digital andre em ad2.com.br
Sexta Maio 28 16:26:55 BRT 2010

Boa Tarde, pessoal....

Estou passando pelo seguinte problema.

Inicie os testes em bancada aqui na Empresa com o channel bank. O que
está acontecendo é o seguinte.
Tenho dois telefones espetados no channel bank, um na porta 1 e outro na
porta 6, por tanto placas separadas. E em conjunto com esses 2 ramais
tenho 1 softphone. Pois bem, inicio uma chamada para o telefone que está
na porta 1 atraves do softphone. O telefone da o ring e após alguns
segundos atendo-o. Na console do asterisk fica assim:

Executing [s em MACRO-discagem:5] Dial("SIP/S7008-00000102",
"DAHDI/1,60,tTr") in new stack
     -- Called 1
     -- DAHDI/1-1 is ringing
     -- DAHDI/1-1 is ringing
     -- DAHDI/1-1 is ringing

Essa ligação nao chega a dar atendimento, apesar de ter sido tirado o
fone do gancho.
Esse mesmo teste acima foi feito entre duas portas do channel bank, onde
a porta 6 liga para a porta 1, e tambem obtive o mesmo problema. Mas
estre dois softphone não tenho esse problema.

A partir desse momento, resolvi ligar no suporte do fabricante (CIANET).
E me instruiram a trocar a versao do Asterisk. Me aconselharam a
instalar a versao de teste que eles usam (1.6.2.6). Pois eu estava com a
1.6.2.7.
Troquei para a 1.6.2.6 e para 1.4.31, mas em ambas tive o mesmo resultado.

Agora, olha que interessante, a ligação na console do Asterisk fica
congelada e só da como atendido quando eu executo um comando relacinado
com o channel. EX: "core show channels", após esse comando a os canais
se estabelecem (UP) e a conversa flui.
Depois disso liguei o debug (set debug 255) e a partir desse momento as
ligações pararam de ficar congeladas, nao tive mais problemas. Até posso
sair da console do Asterisk que funciona normalmente.

Pergunta. Alguem tem ideia do que pode ser isso.

OBS: Vale lembrar que usei a ferramenta do DAHDI, o dahdi_tool, para me
ajudar nesse diagnostico. E percebi que ao tirar o telefone do gancho e
o Asterisk nao da como atendido, o dahdi_tool mostra que uma porta ficou
ACTIVE. Entendo que o dahdi detectou o "off hook". Por isso a suspeita
de ser o Asterisk.

Obrigado

//
--