[AsteriskBrasil] Retorno da voz nas ligações externas

Renan Nóbrega renandesouz4 em gmail.com
Quarta Novembro 3 09:51:18 BRST 2010

Bom dia pessoal,

Esse fim de semana atualizei a versão do Asterisk da 1.4 para a 1.6 aki na
empresa. Sai do velho zaptel para o dahdi.
A migração ocorreu sem problemas. E para evitar surpresas repliquei toda a
configuração do antigo zapata.conf para o chan_dahdi.conf

Porém, ao chegar agora me deparei com a reclamação a secretária de que as
ligações externas estão com retorno. Quando eu ligo para fora, eu escuto de
volta no fone tudo que eu falo.

as opções de cancelamento de eco estão ativas já no chan_dahdi.conf

*echocancel=yes*
*echocancelwhenbridged=yes*
*echotraining=400*

e também a opção de echocancel está ativa no grupo "fxs_ks" ao final do
chan_dahdi.conf

Está faltando alguma configuração que eu esqueci de fazer para tirar esse
retorno?

Att,
--
Renan Nóbrega