[AsteriskBrasil] Configurando Ligações Externas

marcio.erimat em terra.com.br marcio.erimat em terra.com.br
Sábado Novembro 6 17:39:05 BRST 2010

 Renam basta vc colocar dentro do arquivo do sip.conf embaixo do
contexto general as seguintes linhas
	externip= ip externo de conexão

	localnet= ip da rede local do asterisk tipo assim :
192.168.0.10/255.255.255.0
 On Sex 5/11/10 19:34 , "Marcio Aparecido Sitoni"
marciositoni em ruthjunqueira.org.br sent:
     Fica como ele tivesse interno,   não precisa disso.   Vc
configura o softfone com o seu ip externo, coloca o ramal e a senha.
pronto ta feito,    No firewall vc precisa redirecionar tudo que
chegar na porta 5060 udp é da 10000 a 20000 udp para o servidor
asterisk.             Marcio Aparecido Sitoni
 TI - Desenvolvimento
 Federação Espírita do Paraná
 41-3068-9339
   ----- ORIGINAL MESSAGE -----  FROM: Renan Nóbrega  TO:
asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org  SENT: Friday, November 05,
2010 8:25 PM SUBJECT: Re: [AsteriskBrasil]Configurando Ligações
Externas
 e n precisa de nenhum redirecionamento no firewall n?   como ficaria
o extensions.conf ?
  algo como: exten => ramal,1,Dial(SIP/usuario em dominio.com.br)  ??
 2010/11/5 Marcio Aparecido Sitoni
   isso mesmo gateway/mascara   e adicionava essa opção na
configuração do ramal sip

	canreinvite=no  Marcio Aparecido Sitoni
[...]
05, 2010 8:06 PM SUBJECT: Re: [AsteriskBrasil]Configurando Ligações
Externas
 são sip tb..
  Márcio.. naquelas linhas que vc mostrou antes.. o localnet é o ip
interno do meu servidor?? n entendi direito..
 2010/11/5 Marcio Aparecido Sitoni
   Isso tbm me aconteceu no primeiro servidor que eu montei, dae fiz
essa configuração no arquivo sip e consegui ter exito.   E os que
não estão na vpn são sip ou iax?            Marcio Aparecido
[...]
05, 2010 7:04 PM SUBJECT: Re: [AsteriskBrasil]Configurando Ligações
Externas
 Marcio.. os usuários que eu citei que têm êxito na ligação
externa pela VPN, estão configurados no sip.conf e associados no
extensions.conf com a linha..
  exten => ramal,1,Dial(SIP/usuário)
 2010/11/5 Marcio Aparecido Sitoni
   Ramal sip???
 [general] externip=endereço ip externo
localnet=172.17.0.254/255.255.248.0 [1]       Marcio Aparecido Sitoni
[...]
2010 6:40 PM SUBJECT: Re: [AsteriskBrasil]Configurando Ligações
Externas
 Ah.. um complemento.. se o pessoal de fora fecha a VPN, consegue
completar a ligação perfeitamente, sem chiado nem eco, pelo SIP..
  Agora eu queria ser se tem como fazer isso pela Internet normal..
sem ser via VPN. tem como?
 2010/11/5 Renan Nóbrega
 Fala galera, boa tarde..
  Estou com uma dúvida aqui e posso até estar perguntando besteira
mas.. Como eu faço pra efetuar e receber ligações externas no meu
asterisk? Explicando o ambiente atual.
  Tenho o asterisk instalado aqui na empresa, com alguns
funcionários que ficam lotados fora da sede. Queria configurar para
que esses usuários pudessem efetuar e receber as ligações de fora
da empresa, configurando as contas em seus sofphones. Tenho um
firewall e um dominio ativos. Consegui regrar o firewall e hoje esse
pessoal de fora consegue se registrar no asterisk. Conseguem efetuar
e receber ligações, mas após o atendimento a ligação fica muda.
Eu teria de criar essas contas no iax.conf ou no próprio sip.conf?
tem alguma liberação específica de portas ou redirecionamento a
ser feita no firewall?
  Alguem já lidou com esse caso? conseguiram fazer funcionar?

 --
 Renan Nóbrega
 (83) 8817-7548
 Conheça a linha completa de produtos KHOMP em www.khomp.com.br [11]