[AsteriskBrasil] Jabber, para que serve?

José Paulo de Oliveira Petry petrybr em gmail.com
Quarta Novembro 10 21:06:40 BRST 2010

Olá,

Jabber é atualmente conhecido como XMPP (www.xmpp.org -
http://xmpp.org/about-xmpp/history/)

Nada mais é que um protocolo para IM e Presença (não se já conheces o
protocolo, qquer coisa no site acima tem bastante informação). Grandes
empresas que usam este protocolo: Google (gtalk), Facebook (IM).

Basicamente através do jabber no asterisk, vc pode fazer o Asterisk te
enviar mensagens instantaneas para vc.

Uma das funções possíveis do jabber no asterisk (única que eu já vi
implementada), é por exemplo você fazer o Asterisk enviar mensagens
instantaneas pro seu usuário no GTalk, por exemplo. Essa informação pode ser
por exemplo, uma informação que tem alguem te ligando (e mostrar quem está
ligando)..

Outra utilização pode ser qdo um usuário te liga, o Asterisk verifica
através do jabber o seu status de presença (disponível ,ausente, etc) do tua
conta de IM (Gtalk por ex.) e encaminha a msg de acordo com esse valor de
presença.

basicamente é isso...