[AsteriskBrasil] Dial Plan Linksys SPA2102 e PAP2T

emanuel sena emanuelsena em gmail.com
Quarta Novembro 17 18:16:02 BRST 2010

Entendendo e configurando Dial Plan em ATA
VoIP<http://www.leonardomarques.net/site/entendo-e-configurando-dial-plan-em-ata-voip.html>

Recentemente escrevi um tutorial explicando como configurar o ATA VoIP PAP2
da Linksys com o Gizmo <http://webdoispontozero.com/blog/?p=49>, e recebi
algumas dúvidas de pessoas querendo uma forma mais simples de discar para
telefones<http://www.leonardomarques.net/site/entendo-e-configurando-dial-plan-em-ata-voip.html#>de
operadoras convencionais. Eu também durante a instalação do ATA achei
ruim ter que discar toda vez 0115561 para falar com um número da minha
cidade. Nesse tutorial vou explicar não apenas como conseguir se livrar
desses códigos “a mais” como explicar o que é e como funciona um Dial
Plan(Plano de Discagem). Depois de ler esse post você conseguirá facilmente
alterar o dialplan do seu ATA.

Segundo a RFC 2705 <http://tools.ietf.org/html/rfc2705> de 1999 a sintaxe
dos dialplan é baseada na sintaxe do
egrep<http://www.unet.univie.ac.at/aix/cmds/aixcmds2/egrep.htm>que é
uma versão do grep, uma das ferramentas de linha de comando mais
conhecidas do UNIX. Vou explicar o que julgo ser suficiente para fazer a
configuração que precisamos caso queira se aprofundar aí sim vale a pena
consultar a RFC, o manual do seu ATA é sempre bom dar uma olhada antes de
modificar o dial plan.

Um dialplan serve para definir as possíveis seqüências de números que
poderão ser discadas, ele é um texto semelhante a *( *xx | [3469]11 | 0 | 00
| <:1408>[2-9]xxxxxx )* composto por números,*,#,[,],(,),|,- e .

Os parênteses limitam o dial plan e dentro deles será feito uma busca. O
conteúdo dentro dos parênteses são seqüencias de dígitos separados pelo
caracter *|*, é esse caracter que separa as possíveis seqüencias, ou seja,
no dial plan citado aí encima tem 5 possibilidades(tipos de
ligações<http://www.leonardomarques.net/site/entendo-e-configurando-dial-plan-em-ata-voip.html#>).
A medida que vamos discando os números no telefone o ATA vai tentando
encontrar qual das 5 seqüencias é a que estamos utilizando. Para que a
ligação seja completada precisamos obrigatoriamente discar uma seqüencia de
números que seja valido no dial plan.

Além dos parênteses e da barra podemos ter:
• Caracteres individuais ‘0’, ‘1’, ‘2’ . . . ‘9’, ‘*’, ‘#’.
• A letra ‘x’ representa um algarismo (‘0’ .. ‘9’)
• Um subconjunto de caracteres dentro de colchetes (permitindo faixas): ‘[‘
conjunto ‘]’ (ex. [389] representa ‘3’ ou ‘8’ ou ‘9’)
    – Faixas numéricas são permitidas dentro de colchetes: digito ‘-‘ digito
(ex. [2-9] representa ‘2’ ou ‘3’ ou … ou ‘9’)
    – Faixas podem ser combinadas com outros caracteres: ex. [235-8*]
representa ‘2’ ou ‘3’ ou ‘5’ ou ‘6’ ou ‘7’ ou ‘8’ ou ‘*’.

Temos alguns caracteres especiais que são:
*.* – o ponto significa zero ou mais vezes. ex. 01 representa “0”, “01”,
“011”, “0111”, … etc, um zero seguido de infinitos 1.
*<:>* – o menor dois pontos maior é usado para se criar aliás, onde a parte
que vem antes dos dois pontos será substituída pela parte que vem depois dos
dois pontos. ex. <0:0115561> significa que quando eu discar o 0 ele será
substituído pelo 0115561, lembre-se que isso será colocado dentro de um
contexto, eu não vou usar apenas esse pedaço e não serão substituídos todos
os zeros por 0115561.

Vou aqui dar alguns exemplos para ficar mais claro o que você deve colocar
no seu dial plan.
*(<:0115561>x.)* – com isso eu posso discar 44444444 e o ATA irá discar para
011556144444444
*(<0:01155>x.)*  – com isso eu conseguiria discar para qualquer número do
Brasil discando apenas 0 + código do estado + número do
telefone<http://www.leonardomarques.net/site/entendo-e-configurando-dial-plan-em-ata-voip.html#>
.
*(<193:011556144444444>x.)* – Supondo que o número do bombeiro da minha
região é 44444444, quando eu discar 193 o ATA irá discar para o corpo de
bombeiros da minha região.

Para finalizar, um dial plan que contemplasse esses exemplos ficaria assim:
*(<:0115561>x.|<0:01155>x.|<193:011556144444444>x.)*

Boa sorte e aproveite para colocar um comentário aqui, um
blog<http://www.leonardomarques.net/site/entendo-e-configurando-dial-plan-em-ata-voip.html#>vive
de comentários, só assim os posts podem melhorar.

*Update1:* Como sei que alguns vão ficar curiosos vou colocar aqui meu dial
plan atual no PAP2 *
(<:1>[2-9]xx[2-9]xxxxxx|<3:01155613>x.|011xx.|1[2-9]xx[2-9]xxxxxx)*

Em 16 de novembro de 2010 13:08, Gleidison Sampaio <
gleidison.sampaio em hotmail.com> escreveu:

> Boa tarde Pessoal!
>
> Preciso de uma ajuda com o DialPlan dos Atas de modelo acima, tenho a
> seguinte situaçao:
>
> Gostaria de acrescentar no Dial Plan uma forma dele acrescentar alguns
> digitos após o usuario acabar de discar no seu ramal, por exemplo:
>
> Usuario ira discar   044 3333 1234 (Gostaria que o ATA enviasse para o
> servidor  044 3333 1234 *1)
>
> é possivel?
>

> Att;
>
> *Gleidison C. Sampaio*