[AsteriskBrasil] Algumas Duvidas ( IAX e Red Fone)

Raul Godiano raulgodiano em gmail.com
Sexta Novembro 19 20:02:28 BRST 2010

Boa noite lista,

Estou envolvido em um projeto de voz e ja quebrei a cabeça a semana toda e
vim aqui pedir ajuda em alguns pontos que nao consegui resolver.

Duvida

- Tenho 5 asterisk que hoje estao utilizando Elastix + Red Fone( funcionando
muito bem), minha primeira zica é interligar ambos via IAX, ja me matei mas
nao consigo fazer que ambos autentiquem , eu ate consigo fazer que um ramal
fale com o outro, mas a outra ponta nao funciona, e as vezes é o contrario.
Abaixo como eu estou fazendo em ambos:

Servidor 1

[server1]

host=ipserver2
username=user server 2
secret=senha server 2
type=friend
port=4569
qualify=yes
disallow=all
dtmfmode=rfc2833
allow=ilbc&g729

Contexto do usuario: srv1
secret=senha server 1
type=user
context=from-trunk

string de registro: usuario server 2:senha server 2 em ip do server 2

Servidor 2

[server2]

host=ipserver1
username=user server 1
secret=senha server 1
type=friend
port=4569
qualify=yes
disallow=all
dtmfmode=rfc2833
allow=ilbc&g729

Contexto do usuario: srv2
secret=senha server 2
type=user
context=from-trunk

string de registro: usuario server 1:senha server 1 em ip do server 1

Segui conforme esse site  (
http://www.cadvision.com/blanchas/Asterisk/IAX2Trunk.html ) apenas
adicionando as linhas de registro ( pq sem nao funciona nem um dos lados).

Obs: Tenho o codec ILBC compilado em todos os servidores e tenho licenças
g729, testei com codec ALAW e tambem nao vai, todas as pontas estao
interligadas via VPN , ja tentei dentro e fora, em rede local e nada de
funcionar , no console com o comando iax2 show peers ele aparece como ok ,
mas no iax2 show registry ele da como rejeitado o registro, entao acredito
que eu esteja fazendo algo errado ou esquecendo algo na autenticação, o
engraçado que eu tenho servidores com asterisk "puro" e funcionam sem
problemas.

Seguindo para o proximo , nesses mesmo asterisk tem E1 da Red Fone e como
disse tenho codecs ILBC e G729, e nao consigo fazer com que os ramais
remotos que utilizam ambos os codecs saiam com ligações , somente conseguem
ligar para ramais, abaixo umas das  minhas confs do system.conf

#### RED FONE ######

dynamic=ethmf,eth0/00:50:C2:65:DB:75/0,31,0
dynamic=ethmf,eth0/00:50:C2:65:DB:75/1,31,1
#
cas=1-15:1101
cas=17-31:1101
cas=32-46:1101
cas=48-62:1101
echocanceller=mg2,1-15,17-31
echocanceller=mg2,32-46,48-62

#
#
alaw=1-62
#
loadzone=br
defaultzone=br

Ja tentei colocar os codecs ilbc e g729, junto, separado por canais , mas
nao consegui sair com ligações dos ramais remotos que utilizem somente g729
e ilbc, somente com alaw.

Bom galera sao essas as minhas zicas, fico agredecido por qualquer ajuda.