[AsteriskBrasil] Duvida sobre codec

Alejandro Flores alejandrorflores em gmail.com
Sábado Outubro 2 13:39:41 BRT 2010

Oswaldo,

Esse é o melhor codec em relação a qualidade, porém o pior em relação
a trafego de rede.
64Kbps é o tamanho da stream de dados produzida por esse codec, ou
seja, para uma conversa.
Quando o ATA está ligado na rede, ele vai utilizar um trafego muito
pequeno de pacotes udp para enviar e receber informações do asteirsk,
tipo, registrar a conta, informar que quer ligar ou receber uma
informação de ligação.
Quando uma ligação é iniciada/recebida, ai sim, existe o trafego
produzido pelo codec.
Numa rede local, 64kbps é muito pouco, ou seja, se o ATA e o asterisk
estão na mesma rede, é a melhor opção.
Se o ATA está numa rede e conecta ao asterisk via internet, recomendo
utilizar o G729.

Abraço!
--

Alejandro Flores