[AsteriskBrasil] Duvida sobre codec

Mario Augusto Mania mario.mania em gmail.com
Domingo Outubro 3 11:32:33 BRT 2010

Veja, o G.711 ou PCM eh um codec sem compactacao, ou seja, ele
simplesmente eh um amostagem digital de um sinal analogia. Ele usa
8bits (1byte) e "pega"  8000 amostrar por segundo, (8Khz), ou seja,
8x8 = 64, logo ele usa 64Kbps (bits por segundo) ou 8KBps (8 kbytes
por segundo). Como precisamos ouvir e falar ao mesmo tempo, sao 64kbps
de up e 64 kbps de down. No que ele melhora? eh a melhor qualidade de
voz para comunicacao (falando de voz, telefonia).

Portanto, numa rede local, 100Mbps FULL Duplex, teoricamente nos
podemos ter: 100 * 1024 / 64 = 1600 ligacoes de G.711 para G.711 ao
mesmo tempo. Ja pela internet, devida a banda estreita (que, isso eh
assunto para outra conversa, banda larga ainda eh lenda) precisamos
considerar N fatores referente ao link e a seu uso "comum"  de
internet.

So a nivel de exemplo, tenho um link de 4Mbps real, fibra otica,
fornecido pela copel, com esse link, teoricamente, posso passar 4 *
1024 / 64 = 64 canais PCM ao custo de 34,01 reais por canal.(Esse eh
um dos motivos que sempre bato de frente quando querer oferecer Voip
como "custo zero")

m3