[AsteriskBrasil] Duvida sobre codec

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Segunda Outubro 4 10:45:22 BRT 2010

Em 02-10-2010 12:52, Oswaldo Galdino de Aguiar Junior escreveu:

> Pessoal estou com uma duvida assim.
>
> Bom o codec G.711 U/A  consome 64Kbps em funcionamento, gostaria de
> saber como esse consumo funciona.
>
> Ele consome só download ou Upload tbem?Ou seja tenho que ter 64Kbps
> para down e 64 para up?
>
> Quando o Tel IP ou o ATA esta conectado ao servidor sem estar em uso
> consome esta banda tbem?
>
> Existe algum codec melhor do que o G.711 U/A em termos de qualidade?
>
> Agradeço a atenção de todos.
>
> Aguardo!

Olá!

         Já rolou um outro tópico recente sobre codec e expliquei de
onde vem os 64 kbps*, ou 7,8125 KiB/s*, porém tem mais o cabeçalho do
pacote IP e mais o do meio de transmissão (ARP por exemplo), visto que o
pacote deve ser pequeno para sair e chegar o mais rápido possível,
estima-se que a banda utilizada na prática é de 85 kbps, tanto para ir
(up) quando para vir (down), e deve ser garantida, com QoS e pequeno
tempo de retorno (delay) para se ter qualidade, portanto link dedicado
para operações profissionais ou para várias linhas com este codec para
se trafegar via internet ou entre empresas.

         Quanto à questão da conexão, esta é feita via SIP, isto é,
manda um pacote IP, contendo dados de seção SIP até 1,5  KiB, recebe 2
desses do servidor especificando que está tentando e outro se foi
autorizado ou não (registrado). O telefone faz isso de tempos em tempos
até conseguir o registro ou se registrado, renova o registro de acordo
com o período negociado com o servidor, além disso se tiver sendo
monitorado, recebe pacotes de 0,5 KiB de tempos em tempos, geralmente 5
segundos, para verificar se está ativo e o delay. Então nesse caso o
tráfego é praticamente desprezível.

         Para o G729, que tem taxa ente 8 kbps e 16 kbps, a largura de
banda varia entre 24 kbps e 32 kbps, veja uma tabela TEÓRICA dos NEBs
(banda efetiva) dos codecs muito circulada na internet:

  Codec         BR        NEB
G.711     64 kbps  87.2 kbps
G.729      8 kbps  31.2 kbps     BR = Bit rate
G.723.1  6.4 kbps  21.9 kbps          Taxa de dados
G.723.1  5.3 kbps  20.8 kbps
G.726     32 kbps  55.2 kbps    NEB = Nominal Ethernet Bandwidth
G.726     24 kbps  47.2 kbps          Largura de banda efetiva
G.728     16 kbps  31.5 kbps          (uma direção)
iLBC      15 kbps  27.7 kbps
GSM     13.2 kbps  29.2 kbps

http://www.voip-info.org/wiki/view/Bandwidth+consumption
http://kb.digium.com/entry/59/

         Desses então procuro sempre utilizar o iLBC quando suportado
para ramais fora da rede, meço na prática entre 24 e 25 kbps. Caso
contrário uso GSM.

*Adendo sobre as unidades:

b minúsculo = bit
B maiúsculo = byte
k minúsculo = kilo (quilo) = 1.000 => http://pt.wikipedia.org/wiki/Kilo
K maiúsculo = Kenvil = unidade de temperatura =>
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kelvin
Ki => Kibi = 1.024 = usado em informática a partir de 2.001 =>
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kib

Banda em bits por segundo é dado em múltiplos de 1.000, usa-se k
minúsculo, kbps, e em bytes por segundo em múltiplos de 1.024, usá-se
Ki, KiB/s.

Antes de 2000 usava-se K maiúsculo (1.024) para diferenciar de k
minúsculo (1.024), mas estava errado, a partir de então o correto é Ki.

[]'s
             Junior Polegato