[AsteriskBrasil] RES: Quais codecs usar?

Oswaldo Galdino de Aguiar Junior oswaldojr em multtectelecom.com.br
Segunda Outubro 4 14:05:53 BRT 2010

Bom pessoal,

Acho que a pergunta passol batida da ultima vez por isto estou reenviado!

Agradeço a atenção de todos!

Aguardo.

Boa tarde pessoal,

Estou com muitas duvidas sobre codecs ainda, duvidas do tipo:

Gostaria de sempre usar o G.711 por termos de qualidade, mas em alguns casos
tenho ramais remotos em situações adversas de banda larga.

Então estou definindo alguns padrões do tipo:

Ramais na rede local: G.711 U/A

Ramais externos: como o G.729 eu preciso pagar licença por canal, gostaria
de usar um free, alguém tem alguma opinião ou melhor ainda experiência
própria?

Pela tabela que o amigo Junior Polegado nos passou acho que em termos de
banda os mais econômicos são os G.723.1, porém nem sempre economia traz
qualidade.

Então nesta duvida recorro aos amigos da lista com mais experiência.

Tenho um caso base no qual vou aplica-lo de imediato, uma banda de 250Kbps
speedy da telefônica onde se eu usar o VONO em G.729 funciona como um
reloginho, mas

Quando esta com um ramal do Server elastix em G.711 ulaw, tem ligações
perfeitas e ligações que picotam um pouco, nesta banda só possui o Telefone
IP Intelbras VOIPER

e 1 PC muito pouco usado.

O que vcs me indicariam em termos de codec para um bom funcionamento neste
caso, em termos de economia de banda e qualidade?

Agradeço a atenção dos amigos!

Aguardo.

Obrigado!