[AsteriskBrasil] RES: Quais codecs usar?

Fernando - 7BILLING - Soluções VoIP fernando em 7billing.com.br
Segunda Outubro 4 17:41:34 BRT 2010

Meu amigo, creio que vc está com um antispam aí, só eu respondi 3 vezes seus
e-mails.

Boa tarde amigo, na realidade não passou batido, é que já existem várias
respostas a mesma pergunta, e se não me engano, semana passada foi
respondida a questão do g729 free.

Mas vai aí novamente, acesse: http://asterisk.hosting.lv/#bin

aí tem G729 e G723 baseados na lib Intel IPP.

____________________________________
Fernando da Silva Santos
Desenvolvedor - 7Billing
http://www.7billing.com.br
-------Original Message-------

From: Julio Arruda
Date: 04/10/2010 17:12:52
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] RES: Quais codecs usar?

O primeiro email chegou, portanto, nao se trata de 'passar batido', e sim,
de nao responderem.
Quanto a G.729, nao existem versoes gratuitas, usou, tem que pagar, simples
assim.

On Oct 4, 2010, at 1:05 PM, Oswaldo Galdino de Aguiar Junior wrote:

> Bom pessoal,
>
> Acho que a pergunta passol batida da ultima vez por isto estou reenviado!
>
> Agradeço a atenção de todos!
>
> Aguardo.
>
> Boa tarde pessoal,
>
> Estou com muitas duvidas sobre codecs ainda, duvidas do tipo:
>
> Gostaria de sempre usar o G.711 por termos de qualidade, mas em alguns
casos tenho ramais remotos em situações adversas de banda larga.
> Então estou definindo alguns padrões do tipo:
>
> Ramais na rede local: G.711 U/A
> Ramais externos: como o G.729 eu preciso pagar licença por canal, gostaria
de usar um free, alguém tem alguma opinião ou melhor ainda experiência
própria?
> Pela tabela que o amigo Junior Polegado nos passou acho que em termos de
banda os mais econômicos são os G.723.1, porém nem sempre economia traz
qualidade.

> Então nesta duvida recorro aos amigos da lista com mais experiência.
>
> Tenho um caso base no qual vou aplica-lo de imediato, uma banda de 250Kbps
speedy da telefônica onde se eu usar o VONO em G.729 funciona como um
reloginho, mas
> Quando esta com um ramal do Server elastix em G.711 ulaw, tem ligações
perfeitas e ligações que picotam um pouco, nesta banda só possui o Telefone
IP Intelbras VOIPER
> e 1 PC muito pouco usado.
>
> O que vcs me indicariam em termos de codec para um bom funcionamento neste
caso, em termos de economia de banda e qualidade?