[AsteriskBrasil] Mudança de tronco por data e consumo

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Sexta Outubro 15 11:04:03 BRT 2010

Em 15-10-2010 10:40, João Marcelo Queiroz escreveu:
> Já pesquisei bastante mas não achei nada a respeito. Alguém poderia
> sugerir algum material (internet de preferência) onde pudesse
> encontrar informações sobre como alterar o tronco usado baseado-se na
> data do mês. Outra informação seria como fazer a mudança de tronco
> baseando-se no consumo em minutos.
> Ex. Por data:
> Todo dia 1 do mês passar do tronco 1 para o tronco 2
> Ex. Por consumo:
> Após 500minutos no tronco 1, passar para o tronco 2
> Já pesquisei bastante, me parece até que no a2b existe um parâmetro
> [...]

Olá,

         Se você ler o tronco de saída de um arquivo, então é só alterar
o conteúdo de acordo com suas necessidades.

         No Linux a primeira é fácil de matar, basta fazer uma regra em
/etc/crontab (tabela de tarefas agendadas) para colocar "2" nesse
arquivo todo dia 1.

         A segunda, pode ser de várias formas, por exemplo um script que
roda de 5 em 5 minutos, o qual soma os minutos no CDR utilizados pelo
tronco no arquivo que indica o tronco atual, se passou de 500 minutos,
troca o tronco. Também é possível, em vez de ficar somando tudo a cada 5
minutos, criar um script que é chamado no fim de cada chamada e então
adiciona os minutos a um arquivo de minutos, aí o outro script via cron
a cada minuto simplesmente verifica se passou dos 500 minutos e troca o
tronco no arquivo que indica o tronco em uso se for o caso, zerando este
arquivo de minutos.

         São ideias bem possíveis de se implementar. Se precisar de
serviços, entra em contato em particular.

[]'s
              Junior Polegato