[AsteriskBrasil] Áudio pt_BR no asterisk

Oséias Ferreira ferreira.oseias em gmail.com
Segunda Outubro 18 16:40:33 BRST 2010

Em 18 de outubro de 2010 12:33, Oswaldo Galdino de Aguiar Junior
<oswaldojr em multtectelecom.com.br> escreveu:
> Tentei e tbem não deu certo, o estranho é que em uma maquina virtual com o
> elastix 2.0 funfa sem problemas.
>
> Como faço para substituir o áudio padrão do asterisk que é em para pt_BR?
>
> Agradeço a atenção.
>
> Aguardo.

Primeiro, você deve colocar os sons no diretório de sons. No meu
asterisk 1.6 está em  /usr/share/asterisk/sounds/, seguindo o mesmo
padrão da linguagem nativa en. Veja os arquivos que estão dentro
/usr/share/asterisk/sounds/en/, eles devem ter a mesma estrutura do
/usr/share/asterisk/sounds/pt_BR/.
Não lembro muito bem, mas os sons DISC-OS têm uma estrutura diferente
do meu Asterisk 1.6. Eu tive que criar diretórios na mão para
funcionar.
Depois basta configurar o sip.conf para usar a language=pt_BR.
Lembre-se que no arquivo users.conf você pode definir para cada
usuário a respectiva linguagem que o asterisk vai falar com ele.
Neste caso, o parâmetro definido no sip.conf será ignorado e será
usado a configurção do usuário.
Outra coisa é que a language pode ser definida também no
extensions.conf também. Para testar, você pode criar uma extensão e
definir à força:

exten = 999,1,NoOp(Setando language direto no extensions)
exten = 999,2,Set(CHANNEL(language)=pt_BR)
exten = 999,3,Playback(demo-echotest)
exten = 999,n,Echo

Se mesmo assim o asterisk continuar falando em inglês, é porque
provavelmente ele não está achando os arquivos de som pt_BR.
Aí uma olhada nos logs pode te esclarecer mais que eu, que não sei o
que está acontecendo aí.

--
Oséias Ferreira.