[AsteriskBrasil] RES: Asterisk com GSM

Rodrigo Lang rodrigoferreiralang em gmail.com
Quinta Setembro 2 11:50:20 BRT 2010

Eu acredito que o preço seja bem em conta. Se for parar para analizar,
PABX's não possuem placa GSM (A grande maioria), então você teria que
comprar uma placa para tronco analógico + uma interface celular. O custo
seria bem superior, além de você possuir dois pontos de falha ao invés de um
só.

Comparando com a placa gsm, a KGSM-USB sai mais caro, porém tem dois fatores
importantes:

O primeiro é a questão de slot pci, se o servidor possuir poucos slots pci's
ou tem instalado várias placas e poderá necessitar futuramente insirir mais
placas, pode até mesmo ser necessário a troca de servidor por um que possua
mais slots ou subistituição de placas (Duas de 1 E1 por uma de 2 E1's por
exemplo).

O segundo fator é a questão de disponibilidade dos troncos GSM. Possuindo um
problema na placa, pode vir a afetar os quatro tronco da mesma. Possuindo um
problema na KGSM-USB não afetará as outras (Tirando o caso de um problema no
driver, óbvio).

Esse é meu ponto de vista, mas posso estar errado! :p

Ats,
Rodrigo Lang.

Rodrigo Lang
http://rodrigorecipes.blogspot.com/<http://rodrigorecipes.blogspot.com/2010/08/ssh-rapido-e-pratico.html>