[AsteriskBrasil] Função System

Ricardo Chaves ricardo.chaves.gnu em gmail.com
Terça Setembro 14 12:51:02 BRT 2010

Boa tarde,

estou tentando usar a função system no meu contexto para chamar um shell
script e verificar se um canal SIP já está em uso.
o problema é que eu preciso que retorne um valor pra mim, para saber se o
canal está ou nao em uso.
estou tentando usar a variaval ${SYSTEMSTATUS} depois de executar o system,
mas ela sempre retorna SUCCESS.
acho que nao sei qual a idéia da sintaxe.

segue como está:
exten => _XXXX,1,System(/var/lib/asterisk/scripts/ramal_ocupado.sh ${EXTEN})
exten => _XXXX,n,NoOp(${SYSTEMSTATUS})

ramal_ocupado.sh:
#!/bin/bash

ramal=$1
asterisk -rx "show channels" | grep $ramal > /dev/null

if [ $? -eq 0 ]; then
        echo "o ramal: $ramal esta ocupado"
        exit 1
else
        echo "o ramal: $ramal esta desocupado"
        exit
fi

Como que eu consigo pegar uma variavel de retorno do script ?