[AsteriskBrasil] problema com a qualidade do audio

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Sábado Setembro 25 13:59:25 BRT 2010

Links de E1 ISDN normalmente utilizam codecs g.711u, R2 o g.711a.
Links VoIP com operadoras normalmente utilizam os codecs que possuem
compressão de audio, exemplo: g.729, g.723, gsm e por fim os sem compressão:
g.711a|u
Softphones gratuitos oferecem suporte a codecs gratuitos, tais como g.711a|u

Diante desse cenário é completamente explicavel o porque das chamadas entre
seus sistemas (asterisk e pabx, pabx e a publica) funcionam corretamente.

Diante da possibilidade de transcodificação de codecs entre o PABX e a
operadora Voip, você deve verificar se esta ocorrendo, no momento da
chamada, show channel PABX e show channel OPERADORA; verifique as linhas:

NativeFormats: 0x100 (g729)
WriteFormat: 0x100 (g729)
ReadFormat: 0x100 (g729)

caso o Native Formats seja diferente dos demais, seu sistema esta fazendo a
transcodificação e isso requer muito processamento do seu equipamento.

Em 24 de setembro de 2010 17:24, Alejandro Flores <
alejandrorflores em gmail.com> escreveu:

> Amigos,
>
> Em um cenário, tenho um entroncamento com uma central leucotron
> através de uma placa Khomp com 2 E1. Um liga com a operadora
> (Embratel) e o outro liga com o PABX.
> Ligações externas chegam no asterisk e são automaticamente
> direcionadas para o pabx.
> Ligações dos ramais do PABX saem tranquilamente quando o destino é via
> operadora embratel, ou seja, entra por um E1 da placa khomp e sai pela
> outra porta E1 da mesma placa.
> Ramais sip no asterisk ligam para os ramais no PABX sem problemas.
> Tenho 2 provedores VoIP configurados.
> [...]

Sylvio Carlos Jollenbeck Borin
Gerente Técnico de Produto
E-mail: sj em ipbox.com.br
Messenger: sj em ipbox.com.br
Celular: (11) 7810-5515
Nextel ID: 111*94331
VMN Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas
Av. Pedroso de Morais, n. 677 - Cj. 143, Pinheiros, São Paulo, Cep:
05914-000.
Fone/Fax: (11) 3819 2014