[AsteriskBrasil] Fala para texto

Oséias Ferreira ferreira.oseias em gmail.com
Segunda Setembro 27 16:50:04 BRT 2010

Em 27 de setembro de 2010 15:20, Kim Delevati <kim.delevati em gmail.com> escreveu:

> Considerando o preço do TTS da Loquendo, não sei se vai sair barato não.

Andei pesquisando uns tempos atrás. Fiquei muito feliz com a qualidade
da fala gerada pelo MBROLA.
Porém este programa não é um TTS, ele é apenas um sintetizador de
fala. Ou seja, ele sozinho não converte o texto em fala.

Existem alguns TTS free para MBROLA, porém há muito tempo não sofrem
atualizações para a nossa língua.
Nos testes que fiz com o script perl escrito por Luis Alves,
infelizmente não foi possível gerar todos os fonemas para a versão
mais atual do MBROLA. Algumas palavras ficam irreconhecíveis.
Com eSpeak é possível gerar o arquivo de um texto para o MBROLA falar,
porém em português ainda fica com um sotaque de gringo muito horrível.

Existe também o DosVox
(http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm), que foi
desenvolvido aqui no Brasil, buscando atender pessoas com deficiência
visual. Infelizmente, o programa só roda em sistemas MS. Mas vi relato
de usuários emulando com o wine. Não cheguei testar tal programa.

Se tiverem alguma novidade poste aqui. Creio que seja uma coisa do
interesse de todos.

--
Oséias Ferreira.