[AsteriskBrasil] Channel Bank Digivoice

Luciano Alves Barroso lucianodigivoice em gmail.com
Quarta Agosto 3 14:37:17 BRT 2011

Channel Bank CB3000 TDMoE

Umas das dificuldades na implantação de uma solução com Asterisk e CB3000
TDMoE é que o sintoma de áudio ruim, ou picotando, pode ter inúmeras razões,
e a análise tem que ser criteriosa para que a solução seja encontrada.
Vários problemas podem ser evitados conhecendo-se a aplicação do equipamento
e seguindo algumas dicas que colocamos abaixo:

Rede

1 - A colocação de uma segunda placa de rede em servidores Linux não tem um
comportamento uniforme em todas as distribuições do sistema Operacional
(Linux), devendo-se tomar cuidado para que tudo esteja perfeito,
especialmente evitando-se compartilhamento de interrupção com outros
dispositivos.
Tentando minimizar os problemas de picote do áudio ocorridos devido ao
comportamento das placas de rede no Linux, foi colocado no CB3000 TDMoE um
Jitter Buffer de áudio.

Processamento alto no Asterisk
2 - O Asterisk pode entrar em colapso se o processamento da máquina atingir
níveis acima de 70%, entretanto é quase impossível medir os picos de
processamento que não colapsam a máquina, mas causam picote no áudio.
Excesso de ramais, Codecs G.729 piratas e gravação de ramais mal
implementada podem ser a causa destes problemas.

Protocolo TDMoE

3 - O CB3000 TDMoE não deve ser usado em switch com outros dispositivos de
rede pois o protocolo funciona na camada 2 (Ethernet) e gera um alto tráfego
de dados prejudicando a comunicação dos outros dispositivos.
4 - Toda a sinalização das portas FXS, tais como geração de tons de linha,
chamando e ocupado, bem como a geração de DTMF e cancelamento de eco são
feitos pelo Asterisk e Dahdi.
5 - Nas portas FXO a detecção de DTMF e cancelamento de eco são feitos pelo
Asterisk e Dahdi.

Interface Celular

6 - Ligando uma Interface Celular nas portas FXO (E1 ou TDMoE):
  - Deve-se tomar cuidado para verificar se há inversão de polaridade na
Interface Celular,
  - Verificar se esta inversão é simples, ou seja, inverte no atendimento e
desinverte no desligamento da chamada, ou se é dupla, invertendo e
desinvertendo no início da chamada e fazendo o mesmo no fim da chamada.
Neste último caso o CB3000 não funcionará corretamente.
  - Configurar o CB3000 TDMoE para verificar a inversão de polaridade.

Ligando Linhas analógicas nas portas FXO

7 - Ganhos de RX e TX:
A diferença do nível de sinal transmitido para o recebido em linhas
analógicas pode ser da ordem de 10 a 100 vezes, o que implica na necessidade
de ganho no sinal recebido para o correto funcionamento de uma linha em
portas FXO.
O CB3000 TDMoE permite ganho de RX e TX nas portas FXS e FXO e ganho de RX e
TX na porta E1. O TDMoE não admite ganho no CB3000 TDMoE, só nas
configurações do DAHDI. É preciso levar em consideração o ganho do
equipamento em que o CB3000 é ligado, pois excesso de ganho em uma direção
pode significar um som distorcido e, além do incômodo na conversação, pode
impedir o envio e recebimento de FAX e Modem por estas portas.

8 - Detecção de atendimento FXO:
Em uma linha analógica só é possível a detecção de atendimento de uma
chamada sainte (pela porta FXO) por detecção de áudio, ou seja, o alô do
assinante chamado. Isso pode exigir algum ajuste de ganho para que seja o
melhor possível nas condições da linha do cliente.
Obs. Como dissemos antes no caso de Interface Celular usa-se inversão de
polaridade para esta detecção.

Estas dicas aliadas a um bom conhecimento do seu cliente, de Telefonia e de
Asterisk podem colaborar para que você obtenha o sucesso nas suas soluções
como tantos outros integradores de produtos DigiVoice.

--
Luciano Alves Barroso
Equipe de Desenvolvimento DigiVoice Channel Driver & DigiVoice Meucci