[AsteriskBrasil] g729

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Quarta Agosto 3 21:15:49 BRT 2011

Patrik,

   Analisando o seu cenário ilbc ---> ilbc --> g729, supostamente você faz
transcodificação apenas no 2o Servidor Asterisk onde o ilbc é
transcodificado para g729.

    Porem, alguns pequenos detalhes devem ser observados com muito
carinho...:

        a. Ramais: Seus ramais oferecem suporte ao codec ilbc ? Se não
oferecem, existe transcodificação!

        b. Gravação: Se você faz gravação das chamadas em outro formato de
arquivo, exemplo: wav. Novamente ocorre a bendita transcodificação. Se você
imaginar que o asterisk desvia o fluxo de audio para dentro da aplicação
MixMonitor ou Monitor e depois repassa para o agente sip, a transcodificação
ocorrerá algumas vezes. O fluxo basico será esse:

     --> Chamada Entrante em ILBC, transcodifica para SLIN (linear) --> Faz
a Gravação --> transcodifica de SLIN para ILBC --> Encaminha para o Agente
SIP, que por sua vez transcodifica de ILBC para o codec utilizado pelo
softphone. Para observar esse comportamento, execute o comando core show
channel SIP/XXXXXXX-XXXXXX no lado que esta entre o Asterisk e o Ramal e o
mesmo entre o Asterisk e o outro Asterisk (trunk). Observe tmb as threads
abertas pelo asterisk nesse simples processo......

Bom, é isso ai.....

*Sylvio Carlos Jollenbeck Borin*
<http://www.voip-info.com.br>Gerente de Desenvolvimento
Akiva Software