[AsteriskBrasil] RES: g729

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Quinta Agosto 4 09:25:25 BRT 2011

Fernando, bom dia.

      Analisando seu cenário, eu não usaria os codecs alaw e ulaw nos
troncos iax ou sip, não apenas por causa do consumo de banda, mas porque a
compressão aplicada pela VONO ao utilizar o codec g729 faz que a qualidade
da voz dimunua (pesquisar sobre MOS), ao receber a chamada e
transcodificar-la para alaw ou ulaw, o asterisk não vai restaurar a
qualidade do audio - então não é interessante fazer isso.

       Minha sugestão é manter tudo em g729, evitar a transcodificação e
economizar um pouco de banda.

abs

*Sylvio Carlos Jollenbeck Borin*
 <http://www.voip-info.com.br>Gerente de Desenvolvimento