[AsteriskBrasil] RES: quanto cobrar

Guilherme Rezende asterisk em guilherme.eti.br
Sábado Agosto 6 08:56:35 BRT 2011

     Pessoal, aproveitando a discursão, acho que chegou um momento de
propor uma unificação de preços por profissionais Asterisk. Não podemos
de forma alguma deixarem desvalorizarem nosso trabalho, pelo contrário,
entendo que devemos ser no mínimo o dobro de um profissional de Ericson
MD110, Siemens, Intelbras, Panasonic, etc... É facil justificar:  Vejam.

1 - O preço das centrais ip´s de arquitetura fechada é muito caro. E o
profissional p/ programá-la tbm.....  Isso s/ falar que tudo é a
la-carte como correio de voz, call-center, licença por ramal ip... efim...

2 - O profissional de Asterisk tem que ter tbm um bom conhecimento de
sistemas Linux, Firewall, Backup, gestão de arquivos de logs, etc.....
3 - Em uma central Asterisk, temos quase todos os recursos gratuitos, ou
seja, basta apenas saber fazer a programação.

     Pessoal, vamos trabalhar sério, pensando em fazer um excelente
trabalho p/ o cliente, pois tem profissinal Asterisk que está
"queimando" o produto no mercado, fazendo coisas mal feitas e
inacabadas.  Recentemente tive que refazer uma central Asterisk por
completo, pois profissional instalou um Elastix e abondonou o projeto
por não concluir as instalação.
     O meu recado é:  Recorram aos foruns em caso de dúvidas e
problemas, preocure entender o Asterisk, s/ ficar preso a distribuição
como essas embarcadas.....  e façam um trabalho sério no mercado,
afinal, asterisk hoje é o meu ganha pão e acredito que deve ser de mtos tbm.

Proponho aqui a criação de um portal afim de trocár-mos esperiência
profissional, homologação de hardware(placas), homologação de
gateways(SIP e TDMoE) e tbm na homologação de profissionais Asterisk.