[AsteriskBrasil] configurando o tellfree no asterisk

Judson Carneiro judson.jcj em gmail.com
Quinta Agosto 11 19:08:02 BRT 2011

Opa, consegui registrar!

Eu estava usando o login e a senha usados no site TellFree, NÃO FUNCIONA.
O username deve ser o numero VOIP que eles te fornecem e a senha você pega
logando no site da TellFree e entrando em Serviços/Meus Serviços/Configurar.

Outra coisa, a opção insecure=very não funciona e dá tom de ocupado quando
tento ligar pra meu numero local. Somente com a opção insecure=invite,port é
que funcionou pra mim.

Aparentemente agora as ligações vindas de celular para o meu número com a
TellFree não estão mais caindo com 1 minuto como caiam com a Vono. Mas como
era um problema intermitente, não quero comemorar ainda... carece mais
testes.

Segue a configuração correta:

sip.conf

[general]
register => numeroVOIP em sip.tellfree.net:s
enha-que-vc-pega-no-site-da-tellfree:numeroVOIP em tellfree.net/numeroVOIP

[tellfree]
type=friend
context=from-sip
host=sip.tellfree.net
username=numeroVOIP
authuser=numeroVOIP
authname=numeroVOIP
secret=senha-que-vc-pega-no-site-da-tellfree
fromdomain=sip.tellfree.net
fromuser=numeroVOIP
qualify=yes
insecure=invite,port
dtmfmode=rfc2833
canreinvite=no
nat=yes
disallow=all
allow=ilbc

extensions.conf

[from-sip]

exten => numeroVOIP,1,Answer
exten => numeroVOIP,n,ExecIf($[ "${CALLERID(name)}" = "" ]
?Set(CALLERID(name)=${CALLERID(num)}))

exten=>numeroVOIP,n,Set(NUMENTRADA=00000000)
exten=>numeroVOIP,n,Goto(ivr-3,s,1)

Espero que seja útil para alguém!

Valew!