[AsteriskBrasil] Dúvida: Como acessar o Elastix remotamente de forma segura?

Luciano Antonio Borguetti Faustino lucianoborguetti.listas em gmail.com
Segunda Agosto 29 08:29:16 BRT 2011

2011/8/26 Judson Carneiro <judson.jcj em gmail.com>

> [...]
> Hoje encaminho apenas as portas necessárias ao Asterisk para o IP
> 192.168.1.100.
> Também já mudei a porta padrão do ssh que não está mais na 22.
>
> Além de mudar todas as senhas default e usar senhas fortes, qual a melhor
> forma de fazer estes acessos de forma segura?
>
> Muito obrigado,
>

> Judson.

> www.digivoice.com.br ou (11)3016-5200.
> ________
> LANÇAMENTO SHOPVOIP! Gateway Xibelis Lyric VoIP com 2,4 e 6 canais GSM.
> Arquitetura Escalável, Balanceamento de Carga, Portabilidade Numérica.

Amigo,

Se o hardware suportar virtualização, separe o joio do trigo :)

O Elastix por si só, sem um bom hardening (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hardening), já pode te gerar surpresas
desagradaveis!

Crie uma maquina virtual para o Elastix, e outra para o seu WebServer
("hospedar" o seu site/cadastro dos clientes).

Ou um melhor cenário:

Crie uma maquina virtual como Firewall, e depois o WebServer e o Elastix.
Coloque o Firewall na "internet", e as duas outras VM's atrás do seu
Firewall (de preferencia isolados - interfaces diferentes), no Firewall crie
as tuas politicas de acesso.

                                 |<-- eth1 --> WebServer
Internet <-- eth0 --> Firewall
                                 |<-- eth2 --> Elastix