[AsteriskBrasil] CallerID Elastix

joao em oxman.com.br joao em oxman.com.br
Terça Dezembro 13 11:28:52 BRST 2011

comenta todas as linhas de ramais no op_buttons_ok.cfg e cria seu contexto no op_buttons_custom_ok.cfg

 De: "Otavio Asterisk" <otavioasterisk em gmail.com>
Enviado: terça-feira, 13 de dezembro de 2011 11:27
Para: AsteriskBrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] CallerID Elastix

Lista, bom dia. Preciso, mais uma vez, de uma dica de vcs.
 Estou usando o Elastix 2.2.0 e tenho uns 80 ramais configurados nele, todos criados direto no sip.conf. Porém, por causa de uma dica que recebi da lista, tenho inteção de usar o RoomX por questões de tarifação (é um hotel) e o cliente quer usar o FOP, então vou precisar criar os ramais todos no painel de Elastix. Já realizei vários testes e, nem o FOP mostra os ramais (mesmo adicionando manualmente os ramais no op_buttons_ok.cfg) e nem o RoomX consegue tarifar as ligações se os ramais tiverem direto no sip.cong (por favor, se tiverem alguma dica pra fazer funcionar assim, agradeço MUITO!). Então, já que, pelo menos por enquanto, a única solução seria criar todos os ramais novamente no painel do Elastix, ao fazer isso com alguns para testes, caio no problema maldito do callerid, que o Elastix teima em usar "device <número do ramal>"
 Pensei em usar uma "gambiarra" e setar no dialplan assim:
  exten => _X.,n,Set(ID=${CALLERID(num)) exten => _X.,n,Set(CALLERID(all)="QUARTO" <${ID}>)
 Mas como tem os ramais da ADM, BAR, etc.. teria q ficar criando para cada setor do hotel, um dialplan.
 Alguém conseguiu setar, através do painel do Elastix, o callerid correto?
 Alguém tem outra dica pra eu resolver essa parada de forma mais fácil?
 Desde já obrigado!

 --
Otávio