[AsteriskBrasil] Asterisk + SPA3102 + Uma linha por ramal

Guilherme Wunsch email em guiwunsch.com
Sexta Fevereiro 18 20:51:32 BRST 2011

Boa noite pessoal, tudo bem?
Estou tentando criar uma central telefônica bem simples com os seguintes
equipamentos:

3x Linksys SPA3102
3x Telefones convencionais
2x Softphones

Quero que cada ramal (físico) seja responsável por somente 1 linha física e
os softphones podem fazer ligações que saem apenas por uma das linhas.
Qualquer ramal pode puxar a ligação ou enviar a ligação para outro ramal.

Exemplificando:
Ramal 1 (físico) - Linha 1
Ramal 2 (físico) - Linha 2
Ramal 3 (físico) - Linha 3
Ramal 4 (softphone) - Linha 1
Ramal 5 (softphone) - Linha 1

Estou utilizando o FreePABX para a configuração da central, atualmente fiz o
seguinte:
1. Criei 5 ramais
2. Criei 3 troncos (1 para cada linha de entrada)
3. Conectei 3 telefones convencionais nos ATAs (cada um em uma porta FXS)
4. Conectei 3 linhas de entrada analógicas nos ATAs (cada um em uma porta
FXO)
5. Configurei os ATAs para se comunicarem com os ramais criados

Atualmente consigo perfeitamente ligar de um ramal para o outro, mas quando
vou fazer uma ligação de um ramal para fora não funciona. Consigo fazer
ligações diretamente de fora para o ramal específico, mas percebi que isso
quem controla é o ATA, pois se eu remover todas as configurações do FreePBX
ainda assim continua funcionando e não fica registro de chamadas.

Minha dúvida é: existe algum passo a passo em que eu possa me basear para
fazer o que estou querendo? Alguem poderia me adicionar no msn ou gtalk para
algumas dúvidas mais pontuais?

Msn: msn em guiwunsch.com
Gtalk: email em guiwunsch.com

Obrigado.