[AsteriskBrasil] NAT Asterisk

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Segunda Fevereiro 21 22:04:47 BRT 2011

Gustavo

      Por padrão, o SIP utilizar a porta 5060 do protocolo UDP para
estabelecer a conexão entre os pontos. Após o estabelecimento da
comunicação, o tráfego de áudio (RTP) ocorrerá sob o range de portas 10000 a
20000, também sob o UDP.

       Na configuração da extensão SIP, no arquivo sip.conf - se for o caso,
acrescente as linhas nat=yes e qualify=yes. Outro ponto a ser observado é a
transcodificação dos codecs, se as pontas não utilizarem o mesmo codec ou
não exista um transcodificador no meio do caminho a transmissão/recebimento
de áudio quebrará.

Abs

Sylvio Carlos Jollenbeck Borin