[AsteriskBrasil] ataque

jose jasanchez em terra.com.br
Segunda Janeiro 17 08:37:27 BRST 2011

Bom dia Mario nao vejo como forma antipatica e sim como ajuda, obrigado

1-Quanto ao iniciar o firewall apesar da pouca experiencia isso é o basico que devo saber e está ok.
2-nao sei porque mas se tiro essa linha do final nao bloqueia nada
3-Aqui fiz uma coisa e escrevi outra

Nao tenho experiencia sobre o iptables, se alguem puder enviar um exemplo eficiente agradeço, minha unica duvida é porque mesmo com DROP como o ip do invasor aparece no full do asterisk?

Obrigado

From: Mário Venâncio
Sent: Saturday, January 15, 2011 11:56 AM
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] ataque

Olá José

Três comentários:

1). Pelo que estou vendo você está usando DEBIAN. Se for isso, você está colocando o caminho do seu script de firewall dentro de algum arquivo de inicialização? Por que estou perguntando isso? Toda vez que você reiniciar a máquina as regras de firewall vão desaparecer. Um exemplo de como você poderá resolver isso é editando o arquivo "/etc/rc.local" e incluir uma linha com o caminho do arquivo de firewall "/root/caminho_do_meu_firewall";

2). Uma coisa que não entendi no seu script de firewall: uma vez que você determinou para a CHAIN INPUT que a política "POLICY" será DROP, porque na última linha do seu arquivo você colocou "$IPT -A INPUT -i $IFWAN -p udp -s $ALL -j DROP" ? Por que pergunto isso? Quando política é DROP tudo está bloqueado e você terá que preocupar somente com abrir e não fechar. Deu para entender?....

3). Na parte do seu firewall "# Bloqueia SSH na interface externa e libera na interna", a regra "$IPT -A INPUT -i $IFWAN -p tcp --dport 22 -m limit --limit 1/s -j ACCEPT" está aceitando conexões da rede externa. Não está de acordo com o comentário que você fez: "#Bloqueia SSH na interface externa e libera na interna".

Desculpe se fui antipático..... Espero ter ajudado.

Mário Venâncio