[AsteriskBrasil] Dial Plan

Rodrigo Vian listas em porttaltecnologia.com.br
Quarta Janeiro 19 10:52:34 BRST 2011

Complementando o exemplo do Mário...

Em Outbound Routes eu criaria a regra com a máscara padrão
0ZXZXZXXXXXXX, sem cortes de dígitos. Porquê?! Em muitos casos eu tenho
transbordo em caso de falha do tronco. Acho muito mais fácil e prático
realizar toda a troca do plano de discagem diretamente no tronco...

No Dial Rules do referido tronco, acrescente a regra:
021+0ZX|ZXZXXXXXXX

O que a regra diz ?!

Acrescente 021 no lugar dos 3 primeiros dígitos para um plano de
discagem DDD com operadora

Exemplo:

Recebendo o dial 0 15 11 2222 3333 fará com que seja trocado por 0 21 11
2222 3333

Um pouco mais sobre o plano de discagem (trecho do meu TCC)
< __TCC
       O plano de discagem, como citado anteriormente, é definido no
arquivo
extensions.conf. Neste arquivo é definido toda a regra de telefonia do
PABX-IP.
Explanaremos uma base introdutória de comandos e parâmetros para que
seja montado um
plano de discagem básico.
Parâmetros especiais

X -> equivale qualquer número de 0 a 9

Z -> equivale qualquer número de 1 a 9

N -> equivale qualquer número de 2 a 9
. (ponto) -> um ou mais caracteres. Ex. X. significa uma cadeia de
caracteres sem um
tamanho exato. Pode variar de um até o máximo digitado em uma discagem.

[ ] (colchetes) -> define um range de caracteres. Ex. [1,3,5-7].

| (pipe, leia-se paipe) -> exclui tudo o que estiver à esquerda da
cadeia de caracteres.
Ex. quando se utiliza a regra 0|4562222 o plano discará 4562222,
excluindo o zero que
estava à esquerda da cadeia de caracteres.

+ (mais) -> adiciona caracteres a uma cadeia de caracteres. Ex. quando
se utiliza a
regra 019+4562222, o plano discará 0194562222.

i -> extensão inválida. Podem-se definir aplicações quando um plano de
discagem não
é permitido.

s -> extensão de início. É a extensão padrão inicial do plano de
discagem.

h -> extensão de hangup. Utilizado para definir aplicações após o
desligamento de
uma chamada.

t -> extensão de tempo esgotado: utilizado para definir aplicações após
o tempo de
discagem estiver esgotado.

exten => -> define o plano de discagem. É formado pela sinxtaxe: exten
=>
extensão,prioridade,comando(parâmetros). Ex.: exten =>
*97,1,VoiceMail().

__TCC >

Mais info sobre manipulação de Dial:
http://www.voip-info.org/tiki-index.php?page=Asterisk%20config%