[AsteriskBrasil] novo no mundo voip/asterisk. Dúvidas!

Leonardo B. Oliveira leoboliveira em gmail.com
Segunda Janeiro 24 16:09:10 BRST 2011

Prezados, boa tarde

Eu tenho 2 linhas da telefônica, 2 da Net (NET Phone) e 4 da claro
(celular). Sou proficiente em linux, mas não sei pouco de voip e,
particularmente, do asterisk. Estudei um pouco sobre o sistema e tenho
diversas dúvidas, a saber:

1) As placas p/ celular vendidas no site do asterisk da digium, são
compatíveis com as frequências brasileiras de GSM?

2) NET Phone também é VOIP. Como eu o integro c/ o asterisk, também
através de uma placa FXO?

3) O que é melhor e, termos de qualidade, um voip gateway fxo ou uma placa fxo?

4) Há alguns anos atrás eu me lembro das linhas telefônicas no Brasil
serem convertidas p/ o sistema digital. (Tecnicamente, confesso que
não sei o que isso significou.). Mas pelo que vi na descrição do site
do asterisk, as placas que teria que comprar teriam que ser
analógicas, certo?

5) Qual o melhor softphone free hoje do mercado? Eles consegue
realizar um "noise canceling" de forma adequada?

6) Qual um bom custo/benefício de (hard) telefone voip? Alguma
sugestão de produto?

Perdão pelas múltplas perguntas

Obrigado