[AsteriskBrasil] Encaminhamento externo para o PABX

juarez costa juarezdc em hotmail.com
Terça Janeiro 25 13:42:48 BRST 2011

Encaminhamento externo do ramal do PABX pela FXO
Meu problema é o seguinte:

Tenho um servidor asterisk com uma placa TDM410P com um módulo FXO na porta 1 e outro FXS no canal 2.

A central analógica (PABX daqui) tem um ramal da nossa sala que coloquei na porta 1 (do FXO).

Na porta 2 (do FXS) colocamos um telefone de central.

A questão é que quando recebemos uma ligação do PABX (recebemos pela FXO) cai no contexto da URA e esta repassa para o telefone na porta 2 (porta do FXS).

A atendente recebe a ligação e não consegue transferir para o PABX novamente pois o asterisk sempre diz que o canal FXO está ocupado.

Eu sei que se tivéssemos 2 ramais do PABX analógico e tivéssemos cada um dos ramais em uma FXO conseguiríamos realizar o recebimento da ligação por um FXO e repassar do atendente no FXS para o outro canal FXO livre.

Mas a pergunta é se tem como fazer uma transferência externa como em um PABX analógico comum. Onte a atendente recebe a ligação, tecla flash e disca o ramal de destino.

Quando eu uso a aplicação flash() ela faz um flash no próprio telefone da FXS e não na linha da central. E sempre que puxo a linha externa ele me diz que o canal FXO está ocupado (e de fato está com a ligação que recebemos).

É possível fazer isto ou somente com o canal FXO secundário em outro ramal da central?

Desde já grato.
[]'s