[AsteriskBrasil] Balancemento de Link

Rodrigo Sertori rodrigo em sertori.com.br
Sexta Janeiro 28 15:24:11 BRST 2011

Cara, da pra fazer via iptables, vc só tem q marcar os pacotes para que eles
possam ir e voltar pelo mesmo link...
Eu fiz isso ja uma vez.... mas os links estavam na mesma maquina, nao sei se
é caso ai...
seria algo do tipo:

# Marcacao de pacotes
ptables -t mangle -F
iptables -t mangle -A INPUT -p udp --sport PORTA -s ETH_X_IP -j MARK
--set-mark 2
iptables -t mangle -A INPUT -p udp --sport PORTA -s ETH_Y_IP -j MARK
--set-mark 3
iptables -t mangle -A OUTPUT -p udp --sport PORTA -s ETH_X_IP -j MARK
--set-mark 2
iptables -t mangle -A OUTPUT -p udp --sport PORTA -s ETH_Y_IP -j MARK
--set-mark 3

# Definicao das rotas de saida
iptables route delete default table saidaA
iptables route delete default table saidaB
iptables route add default via ETHX table virtuaA
iptables route add default via ETHY table virtuaB
iptables rule add fwmark 2 table virtuaA
iptables rule add fwmark 3 table virtuaB
ip route add default scope global nexthop via GW1_ETHX weight 1 nexthop via
GW2_ETHY

mais ou menos isso...

Att,

Rodrigo Sertori