[AsteriskBrasil] Sem tráfego de voz em ramais externo

Maycon Rodrigo Moreira mrodrigomana em gmail.com
Quarta Julho 6 22:14:50 BRT 2011

a variável externip ele até pode aceitar qual quer coisa, mas se não puser o
correto, e tiver atras de NAT, vai dar problema, pois a mídia ( os dados do
RTP ) vai ser encaminhada para o ip que é enviado no cabeçalho sip, e não
para o ip da conexão UDP.
Quando falo para verificar as portas, não é o NAPT nem o NAT, e sim o SNAT.
Muitos equipamentos trocam a porta na hora de sair um pacote. ip source
192.168.1.2 port source UDP 10000 ---> depois do SNAT-MASQUERADE ip source
200.1.1.1 port source 34559 UDP.
Ou seja, o ip privado 192.168.1.2 ao tentar acessar uma porta de destino
qual quer pela porta 10000 UDP, teve seu ip alterado pelo ip válido na
internet com uma outra porta UDP ( 34559 ). Como a conexão é UDP, o modem
espera receber nessa porta do SNAT. Como na hora do INVITE foi acordado a
porta de mídia ( o servidor também recebe esse registro ), o dispositivo
VoIP, espera algo naquela porta. Eu testaria com outro modem, ou utilizaria
um com TwinIP. Ou ainda, faria o ATA, ou sei lá qual dispositivo esteja
usando, fazer a conexão pppoe, só para testes.

Mas é importante informar para o seu asterisk, qual é sua rede local, e o ip
que ele utiliza para acessar à internet ( o ip válido ).
Isso só vale para NAT.