[AsteriskBrasil] Res: Res: Proteger Dialplan / Acesso Fisico

Roberto Linck robertolinck em gmail.com
Sexta Junho 24 16:39:28 BRT 2011

Vou deixar a minha opinião...
Imagina que você tem um sistema, seja ele qual for. Neste sistema você
tem algumas coisas que ninguém mais fez, ou pelo menos não da forma que
você fez. Aí vc instala o seu sistema em um cliente. Ótimo!!!
Aí o cliente abre os seus arquivos e descobre como você fez um
determinado trecho do seu sistema, que foi justamente o motivo pelo qual
o cliente solicitou o seu sistema. Por que ele vai deixar de copiar
aquilo para aproveitar em outro momento?

Entendo que no caso específico do dialplan do asterisk não há nada de
extraordinário que possa ser feito, sem utilização de AGI ou código
externo. Mas se alguém deseja proteger a propriedade intelectual, seja o
que for, acredito que tem esse direito.
Acho muito legal a coisa toda de open source mas tem quem queira
'fechar' o seu código, seja simples ou complexo e acredito que se assim
o deseja, tem esse direito.