[AsteriskBrasil] Aligera + OpenR2

Roberto Linck robertolinck em gmail.com
Terça Junho 28 09:51:46 BRT 2011

Patrick,

Aproximadamente 2 anos atrás trabalhei em uma empresa que utilizava
placas E1 da Aligera em sua 'distro' Asterisk. Na ocasião tivemos por
diversas vezes comportamentos semelhantes ao que você relata. Em algumas
situações resolvemos estas dificuldades substituindo as placas da
Aligera por placas Digium e em outras passamos a utilizar SIP e portanto
a placa E1 não se fazia mais necessária. Por diversas vezes conversei
com o suporte da Aligera, que por sinal é muito bom e sempre foi
atencioso, porém o máximo que conseguimos identificar é que em algumas
combinações específicas de hardware (placa mãe/barramento) simplesmente
não funcionava bem 100% do tempo. Não sei te dizer se essas dificuldades
foram resolvidas nesta empresa, pois hoje não trabalho mais lá, porém
lembro de ter passado por situações muito semelhantes a que você está
passando. Trocamos cabos, trocamos o modelo da placa, trocamos o
hardware e em algumas situações acho que até o protocolo do link E1
(ISDN/R2) foi alterado com a operadora porém lembro de situações em que
só se resolveu ao trocar a placa da Aligera por uma da Digium.

Obs.: Gostaria que ficasse claro que não há propaganda negativa ou mesmo
qualquer coisa do tipo, visto que assim como tive estas experiências mal
sucedidas com este fabricante, também tive outras experiências muito bem
sucedidas com as mesmas placas. Trata-se apenas de um relato de
situações que ocorreram e qual a medida corretiva que foi tomada, sem
julgar se foi a melhor medida ou não.