[AsteriskBrasil] ligar asterisk com pabx

Rafael dos Santos Saraiva rafaelsnsa em gmail.com
Terça Junho 28 14:15:33 BRT 2011

Tenho um PABX Siemens interligado com Asterisk, seguem os principais
arquivos de configuração:

chan_dahdi.conf:
[trunkgroups]
trunkgroup=>1,16
spanmap=>1,1

[channels]
language=br
hidecallerid=no
usecallerid=yes
callwaiting=yes
usecallingpres=yes
callwaitingcallerid=yes
threewaycalling=yes
transfer=yes
canpark=yes
cancallforward=yes
callreturn=yes
echocancel=no
;echocancelwhenbridged=no
callerid=asreceived
switchtype=qsig       ;######provavelmente, no seu caso, deva ser utilizado
euroisdn nesta opção
signalling=pri_cpe    ;
context=rota00
facilityenable=yes
imediate=yes
busydetect=yes
overlapdial=yes
priindication=outofband
nsf=none
pridialplan=unknown
prilocaldialplan=unknown
group=1
channel=>1-15,17-31

system.conf:
loadzone=br
defaultzone=br

span=1,1,0,ccs,hdb3      ;#####o segundo campo, neste caso 1, deve ficar
assim se o seu pabx gera o clock de referencia, ou 0 se for o asterisk
dchan=16
bchan=1-15,17-31

Esta minha interligação utiliza protocolo QSIG, no meu caso o PABX tinha
esta opção de protocolo.

Para não precisar mexer em praticamente nada no PABX, você configura o
chan_dahdi assim:
chan_dahdi.conf:
[trunkgroups]
trunkgroup=>1,16
spanmap=>1,1

[channels]
language=br
hidecallerid=no
usecallerid=yes
callwaiting=yes
usecallingpres=yes
callwaitingcallerid=yes
threewaycalling=yes
transfer=yes
canpark=yes
cancallforward=yes
callreturn=yes
echocancel=no
;echocancelwhenbridged=no
callerid=asreceived
switchtype=euroisdn
signalling=pri_cpe
context=rota00
imediate=yes
busydetect=yes
overlapdial=yes
priindication=outofband
pridialplan=unknown
prilocaldialplan=unknown
group=1
channel=>1-15,17-31

E o system.conf assim:
loadzone=br
defaultzone=br

span=1,1,0,ccs,hdb3,crc4
dchan=16
bchan=1-15,17-31

Desta forma você configura seu Asterisk como se fosse uma central pública,
ou seja, o PABX deve ser configurado com se estivesse conectado ao DDR da
operadora.

Att,
Rafael Saraiva