[AsteriskBrasil] RES: Pesquisa em audios com audio?

Eder Souza eder.souza em bsd.com.br
Sábado Março 12 01:12:16 BRT 2011

Olha só só hoje estou tendo tempo de rever os emails da lista ohh falta de
tempooo :-(

Bom vamos lá existe um método de se fazer isso, tem uma patente nova chamada
"Audio finger Print" não vá esperando que vc vai achar isso implementado
para você exatamente da maneira que precisa que não vai, mas é possível
atravez de audio similarity..

Como funciona ??

Você grava em áudio .wav por exemplo a frase que quer encontrar tipo "oi
testando" é criado uma tabela hash com todas as propriedades do áudio domain
time frequence, spectograma, amplitude etc, etc e com ajuda de landmark vc
acha os pontos em comum entre o áudio gravado e os que procura!

Entenda como funciona aqui o Landmark
http://en.wikipedia.org/wiki/Landmark_point

Essa técnica é usada atualmente duas empresas que dominam a patente para
reconhecer músicas (audios) ... é tão eficiente que caso exista uma base
grande de várias músicas gravadas e com os dados dos audios já gravados em
hash table tem grande acerto com apenas uma amostra de 3 segundos de
qualquer pedaço do áudio ou musica é o suficiente para achar quais arquivos
possuem similaridade !

O shazam faz isso para identificar músicas com amostra curtas de no máximo
10 segundos de qualquer parte do audio seja ele com ruidos chiados etc,
http://www.shazam.com/music/web/home.html

Nada impede que seje usado para identificar frases simialres a qual procura,
mas nao existe nada pronto para uso por terceiros hoje em dia !

Att,

Eng Eder de Souza