[AsteriskBrasil] Ambiente para 5.000 simultaneas

Davi Magno davi.magno em gmail.com
Quarta Março 16 17:50:43 BRT 2011

Então amigo,

este é um ambiente para uma rede de atualmente 21 callcenters espalhados
pelo brasil, com cerca de 2500 simultaneas atualmente todas saintes.
Entrantes é pouco não passa de 5 por callcenter. Intra rede pode até vir a
existir em comunicação entre filiais, mas dai sairia algumas poucas chamadas
que hoje está como sainte para ficar intra-rede, acredito que umas 10 no
máximo.

Quanto a banda é algo assim mesmo soh nos servidores, ainda tem cerca de
10Mbits de link em cada filial que ainda está sendo visto se será vpn ou
internet, no caso de vpn vai acabar diminuindo também alguma coisa no
server, mas nem todos estão em regiões possíveis de se implantar uma vpn.

O projeto vislumbra dobrar pois a empresa já está ampliando capacidade em
alguns callcenter e abrindo novos.

Quanto ao OpenSIPs não sei se há tempo hábil para eu aprender e dominar a
plataforma. Pensei até em comprar um sistema pronto que gerencie isso pra
mim, mas tem o lado de sair da minha mão a resolução de possiveis problemas.

Temos lados prós e contras, estou tentando analisar o que pode ser mais
impactante, mas preciso saber se isto que falei tem alguma chance de
funcionar pra n jogar $$$ fora.

Atenciosamente,

Davi Magno