[AsteriskBrasil] Permissão de arquivos de gravação FreePBX

André Bisinoto andre em muxtecnologia.com.br
Terça Maio 3 14:29:00 BRT 2011

Olá

Quando eu configuro as "Recordings Options" dos ramais para gravarem
todas as chamadas ("Record Incoming" e "Record Outgoing"), os arquivos
de áudio são gerados no diretório /var/spool/asterisk/monitor e
listados na página de Voice Mail do próprio ramal. Entretanto, não
consigo ouvir nem fazer download desses arquivos listados na página.

O problema acontece porque os arquivos são gerados com permissão 600
(o usuário apache faz parte do grupo asterisk, do qual faz parte o
usuário asterisk). Exemplo de resultado do comando "ls -la
/var/spool/asterisk/monitor":

-rw-------  1 asterisk asterisk  41324 Mai  3 11:31
20110503-113105-1304433065.33.wav

Se eu der permissão 660 via terminal para os arquivos, eu passo a
conseguir ouvir e fazer download na página.

No arquivo /etc/asterisk/asterisk.conf já tentei configurar a seção
[files] conforme abaixo, mas não consegui fazer com que os arquivos
fossem gravados já com a permissão 660.

[files]
astctlpermissions = 0600
;astctlowner = asterisk
;astctlgroup = asterisk
;astctl = /var/run/asterisk/asterisk.ctl

Alguém já passou por isso? Pesquisei no google e na lista, mas não
encontrei situações semelhantes.

--
André Bisinoto Matias