[AsteriskBrasil] problemas com macro ao utilizar DAHDI

Roberto Marinho betinhomarinho em hotmail.com
Quarta Maio 18 10:59:36 BRT 2011

Alguém tem alguma idéia sobre esse erro??

Agradeço a atenção de todos

Roberto

From: betinhomarinho em hotmail.com
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Date: Fri, 13 May 2011 16:06:05 +0100
Subject: [AsteriskBrasil] problemas com macro ao utilizar DAHDI

Ola pessoal,

estou com um problema na macro e queria saber se alguem pode me ajudar, seguinte:

Tenho configurado no servidor um script em shell que faz um gerenciamento de meus servidores, ou seja, tem uma tarefa no cron que de tantos em tantos tempos roda o script para verificar se meus servidores estão no ar.

Dependendo de qual servidor cair ele me faz uma ligação.

Exemplo:

Cai o servidor 1 então ele faz uma ligação para meu ramal SIP, deixando uma mensagem " O servidor tal está com problemas".
Cai o servidor 2 então ele faz uma ligação para meu ramal pabx convencional através do dahdi, deixando uma mensagem " O servidor tal está com problemas".

meu extensions ta assim:

exten => 0,1,Answer

exten => 0,2,Noop(Tudo certo...)

exten => 0,3,Dial(SIP/10001,M (servidor1) S(1))

exten => 0,4,Hangup

[macro-servidor1]

exten => 0,1,Wait(1)

exten => 0,2,Noop(Estou na macro...)

exten => 0,3,PlayBack(erroservidor1)

exten => 0,4,Hangup()

Então quando a ligação vai pro ramal SIP está tudo certo, pois o servidor faz a ligação pro ramal SIP, espera ele atender ai cai na macro depois de 1 segundo ele toca a mensagem  " O servidor tal está com problemas ".

exten => 0,1,Answer
exten => 0,2,Noop(Tudo certo...)
exten => 0,3,Dial(DAHDI/1/1909,20,M (servidor2) S(1))
exten => 0,4,Hangup

[macro-servidor2]

exten => 0,1,Wait(1)
exten => 0,2,Noop(Estou na macro...)
exten => 0,3,PlayBack(erroservidor2)
exten => 0,4,Hangup()

O problema está aqui, quando o servidor faz a ligação para o ramal convencional no pabx através do DAHDI ai cai na macro ele não espera o ramal atender ele já toca a mensagem "  O servidor tal está com problemas".

Solução encontrada:

Mudei exten => 0,1,Wait(10) para ele esperar 10 segundos ao invés de 1 segundo como estava anteriormente, mas nesse jeito tipo se eu atender no 1º toque que é geralmente aos 4 segundos ele fica 6 segundos parado sem escutar nada ai ele solta a mensagem, se eu atender no 2º toque que geralmente é aos 7 segundos  eu fico 3 segundos sem escutar nada ate que vem a mensagem, se eu atender no 3º toque que geralmente é entre 10 ou 11 segundos quando eu atendo a mensagem já está rolando.

Queria uma maneira de fazer com o DAHDI o mesmo que acontece com o SIP, ou seja, só cai na macro depois que o servidor reconheça que realmente eu atendi o telefone ai eu voltaria a configuração exten => 0,1,Wait(1) para 1 segundo.

Alguém tem alguma solução pra isso??

Desde já agradeço pela atenção

Roberto Marinho

- Suporte t�cnico local qualificado e gratuito
Conhe�a a linha completa de produtos KHOMP em www.khomp.com.br