[AsteriskBrasil] Bloqueio de ips fora do Brasil por conta de ataques

Fernando Beraldo fernando.beraldo em gmail.com
Sexta Novembro 4 18:57:05 BRST 2011

Cara... Isso do jeito que você quer fazer não irá funcionar, pois os
IP 187, 189, 200 e 201, possui "n" classes de rede.
Se um IP for /28, /29 ou /30 sua regra furou. Outra coisa são os
Octetos de cada classe, em um /24 existem 255 IPs, logo pela suas
regras você estaria bloqueando a range 187.0.0.0 até 187.0.0.255, mas
a 187.0.1.0 até 187.0.1.255 estaria liberada.
Outra coisa, não gosto muito de usar o DROP logo no início(questão de
gosto vai de cada um). As vezes dependendo da quantidade de fluxo
tente a consumir recurso da máquina.
Se realmente tiver que deixar essa range de IP liberados, tente
configurar o Fail2Ban com esses howto (não sei já viu).
http://www.voip-info.org/wiki/view/Fail2Ban+(with+iptables)+And+Asterisk
ou http://wnunes.com/2010/06/24/asterisk-com-fail2ban/
Já vi gente aqui da lista falando sobre o OSSEC, pelo que andei lendo
parece uma solução bem legal, se puder, testa ela também.

[]'s
Beraldo