[AsteriskBrasil] VOX-IP GVT

Roberto Linck robertolinck em gmail.com
Terça Novembro 8 16:23:42 BRST 2011

Boa tarde pessoal,

Estou com uma dificuldade para configurar o melhor cenário para
utilização de 2 links VOX-IP da GVT.
Abaixo, segue um resumo do cenário. Todos os IPs são fictícios.
Tenho um servidor CentOS 5.5 (i386) com Asterisk 1.6.2.5.
A GVT me fornece 2 links de VOX-IP, ou seja, 2 routers CISCO cada um
com um IP de LAN diferente. VOXIP1 (10.10.1.1) e VOXIP2(10.11.1.1).
Como tenho apenas 2 interfaces de rede e uma delas já está conectada a
rede local (eth0) configurei a eth1 com 2 IPs. Em eth1 (10.10.1.2/29)
e em eth1:0 (10.11.1.2/29) e conectei esta interface em um switch onde
os 2 routers CISCO estão conectados.
Até ai tudo bem, consigo chegar nos dois routers CISCO. A questão é
que o 'proxy' para fazer as chamadas SIP é 10.1.1.9 para ambos os
links. Este IP do proxy, é um IP interno da rede da GVT e que só é
alcançável através dos routers CISCO, porém se eu crio uma rota onde o
destino é o primeiro router, só consigo fazer chamadas por este
router, se coloco a rota para o outro router, o mesmo ocorre. Já
tentei colocar uma rota com gw a própria interface (route add 10.1.1.9
dev eth1) porém neste caso só saem chamadas originadas pelo primeiro
router, que está na mesma rede da interface eth1 e a eth1:0 não é
utilizada. Meu comando Dial está:
Dial(SIP/${EXTEN}@10.1.1.9!${EXTEN}@IP_DO_ROUTER_QUE_QUERO_UTILIZAR,60,tT).
Estou utilizando a exclamação no comando Dial para especificar o To:,
porém a chamada sempre sai utilizando a rota configurada no linux. Se
retiro a rota do linux, a chamada não é originada.
Ao conversar com a GVT fui aconselhado a utilizar um equipamento no
meio do caminho, que pudesse realizar o NAT e escolher o router
correto na hora de realizar a chamada. Neste caso gostaria de saber se
alguém já utilizou um cenário parecido e como ficou, ou mesmo
sugestões de configuração para que eu possa testar

--
Atenciosamente