[AsteriskBrasil] Ajuda com configuração FXO TDM800P

Eduardo Sousa edussousa em gmail.com
Domingo Novembro 20 15:48:26 BRST 2011

Pessoal, boa tarde.

Estou iniciando meu contato com o Asterisk e decidi pelo Elastix para
iniciar. Estou utilizando o Elastix 2.2.0 nesses testes iniciais. Tenho uma
placa TDM800P instalada no servidor e fiz o reconhecimento de hardware.
Aparentemente, tudo ok. As 8 portas foram localizadas e uma delas
apresenta-se como disponível para uso (a única porta em que tenho uma linha
telefonica conectada).

Estou nos testes iniciais mas já apanhei mais do que lutadores de MMA que
encararam o Anderson Silva. Então resolvi bater no tatame e pedir ajuda.

Pois bem, a princípio eu desejo apenas fazer testes simples entre a linha
(direto da PSTN da Oi em Brasilia-DF) e uma extensão SIP que eu configurei
no meu notebook.

TESTE 1 - chamada entrantes) Ao testar o encaminhamento da chamada para a
extensão criada (ramal SIP/2003) o cliente SIP (X-Lite recebe a ligação),
porém:

Problema 1.1: Ao selecionar o botão para desligar/declinar o atendimento o
X-Lite "finaliza" a chamada, mas o Asterisk não. Segundos depois a mesma
chamada é novamente encaminhada ao clinete SIP.

Problema 1.2: Ao atender a ligação não escuto a pessoa que está realizando
a chamada e nem ela me escuta. Depois, analisando a gravação da chamada,
vejo que o Asterisk conseguiu gravar a pessoa que discou, mas não grava
nada do que eu falei durante a ligação. Fiz teste ligando entre dois ramais
SIP e consegui comunicação somente quando coloquei um microfone plugado ao
PC (ok, o Asterisk/PSTN não me ouvir deve ser encrenca do X-Lite com o
microfone nativo do notebook), mas nos testes sempre consegui ouvir a
pessoa do outro ramal (nesse caso então acredito haver algum problema com a
chamada recebida da PSTN via canal FXO).
    Seria problema com CODECS? Sendo, seriam necessárias que configurações
de CODEC nas extensões SIP e nos canais FXO? Pesquisei muito e não achei a
resposta.
    Não sendo: socorro! O que pode ser?

TESTE 2 - chamadas de saída) Ao testar a realização de ligações originadas
em uma extensão SIP observo:

Problema 2.1: que as ligações não são completadas
Problema 2.2: que o cliente X-Lite não interpreta o fim da chamada e
continua com a ligação (muda) ativa.

Meu arquivo chan_dahdi.conf atualmente está configurado assim:

[root em elastix /]# cat /etc/asterisk/chan_dahdi.conf
> [...]
> transfer=yes
> canpark=yes
> cancallforward=yes
> callreturn=yes
> echocancel=yes
> echocancelwhenbridged=no
> faxdetect=incoming
> echotraining=800
> rxgain=4.0
> txgain=4.0
> callgroup=1
> pickupgroup=1
> relaxdtmf=yes
>
> ;Uncomment these lines if you have problems with the disconection of your

Na console do Asterisk observo:

    -- <SIP/2003-00000006> Playing 'all-circuits-busy-now.gsm' (language
> 'en')
>     -- <SIP/2003-00000006> Playing 'pls-try-call-later.gsm' (language 'en')

E analisando a gravação da chamada noto que após aproximadamente 9 segs se
escutam dois estalos (pode ser uma inversão de polaridade?!) e em seguida
ouve-se uma mensagem da operadora OI: "o número que você discou é
inválido". Essa mensagem não é tocada no X-Lite (lembrando que ele mantem a
chamada ativa e muda).

Retirando o comentário das seguintes linhas do chan_dahd.conf o X-Lite
tenta a ligação e informa que a comunicação não pode ser estabelecida.
Nesse caso o Asterisk não chega a gravar nenhum arquivo de monitoração de
áudio para a chamada.

;busydetect=yes
>  ;busycount=4

Observação importante: testando a linha com um telefone normal observo
existir um delay/atraso entre o tempo de tirar o telefone do ganho e de se
obter o tom para discagem de 3 segs aproximadamente. Após esse período
ouvem-se os mesmos dois estalos observados na gravação do Asterisk e dai
sim se tem o tom de discagem.
     Quando tento tirar o telefone do gancho e já iniciar a discagem sem
receber o tom para isso, BATATA! Mesmo discando um número válido, após 10
segs que o telefone foi tirado do gancho ouvem-se os estalos e em seguida a
mensagem "o número que você discou é inválido".

Pesquisei em vários lugares alguma forma de atrasar a discagem através do
tronco FXO no Elastix/Asterisk mas não encontrei nada. Essa é a solução
mais elegante nesse caso? Ou há como configurar o PABX para aguardar pelo
tom de discagem antes de enviar o número desejado?

Sei que escrevi um texto grande, mas o intuito foi dar a maior riqueza de
detalhes possível sobre os problemas que estou tendo e sobre as pesquisas e
testes que fiz. Agradeço imensamente qualquer colaboração. E espero
conseguir retribuir aos colegas em um futuro breve.

Att.,
Eduardo Sousa