[AsteriskBrasil] RES: Redfone no Elastix

Raul Godiano raulgodiano em gmail.com
Quinta Novembro 24 11:22:47 BRST 2011

Bem simples a configuração

Primeiramente instale o fonulator, que esta disponivel  na pagina da
Redfone, apos isso baixe do site o arquivo Redfone.conf e coloque na pasta
etc.

Configuracao do Redfone.conf

[globals]
# IP-address of the IP Configuration port
# Factory defaults are; FB1=192.168.1.254 FB2=192.168.1.253
fb=192.168.1.254
# Which port to use for TDMoE Traffic (1 or 2)
port=1
# Which Asterisk server destination MAC address for TDMoE Traffic?
server=00:E0:4C:4E:14:ED   *<===== Mac da Placa de rede onde esta ligado o
Redfone*
# For 2.0 version firmware/hardware and above, specify priorities as
# priorities=0,1,2,3
# or for all internal timing
# priorities=0,0,0,0
priorities=0,1,2,3

#SPAN 1 E1
[span1]
framing=cas
encoding=hdb3

#SPAN 2 E1
[span2]
framing=cas
encoding=hdb3

#SPAN 3 E1
[span3]
framing=ccs
encoding=hdb3

#SPAN 4 E1
[span4]
framing=ccs
encoding=hdb3

Apos isso digite o comando no console "fonulator -v"

ele vai carregar todas as CFGs em seu Redfone.

Agora na pasta etc/dahdi

Adicionar no arquivo system.conf

dynamic=ethmf,ethXX( placa de rede onde esta ligado o redfone)/MAC do seu
Redfone/1,31,1

####E1=>R2####

cas=1-15:1101
cas=17-31:1101
dchan=16
echocanceller=mg2,1-15,17-31 ( caso voce possua o equipamento com
cancelador de eco essa linha é desnecessaria)

####Codec####
alaw=1-31

Agora voce vai no seguinte caminho etc/asterisk  e vai editar o arquivo
chan_dahdi.conf

[channels]
context=*SEU CONTEXTO DE ENTRADA*
;rxwink=300 ; Atlas seems to use long (250ms) winks
usecallerid=yes
hidecallerid=no
callwaiting=yes
usecallingpres=yes
callwaitingcallerid=yes
threewaycalling=yes
transfer=yes
canpark=yes
cancallforward=yes
callreturn=yes
echocancel=yes
echocancelwhenbridged=no
faxdetect=incoming
echotraining=800
;rxgain=0.0
;txgain=0.0
callgroup=1
pickpgroup=1
group=0
signalling=mfcr2
mfcr2_variant=br
mfcr2_get_ani_first=no
mfcr2_max_ani=10
mfcr2_max_dnis=4
mfcr2_category=national_subscriber
mfcr2_mfback_timeout=-1
mfcr2_metering_pulse_timeout=-1
; this is for debugging purposes
mfcr2_logdir=log
mfcr2_logging=all
; end debugging configuration
channel => 1-15
channel => 17-31

Apos salvar , e voce plugar o seu E1 no Redfone , voce reincia o Asterisk
,e ele deve carregar todas os canais Dadhi e sincronizar seu E1 e os Leds
devem ficar VERDE.

Para voce configurar um Tronco no Elatix, voce acessa a parte de trocos e
na opção de tronco Dahdi ou Zap ( compativel com Dahdi), se sua operadora
for GVT ou Embratel vc tem que colocar o seu ID de saida ( seu piloto com
10 digitos) e forçar essa opção na configuração WEB, e na ultima opção do
tronco tem a opção do grupo do tronco, no caso dessa CFG é o g0.

Basicamente é isso, depois vc cria as opção de rota de saida e seu contexto
de entrada.